HOME Matérias Destino Prado (BA) e seus prazeres

Prado (BA) e seus prazeres

Situada no extremo sul da Bahia, a cidade compõe a Costa das Baleias e oferece além de cultura e história, praias exuberantes de água morna

558
0
SHARE
Cumuruxatiba é uma das praias mais requisitadas pelos turistas em Prado (BA) - Foto: Fabio Vicentini

Onde o mar e o céu se fundem e as águas cristalinas abrigam o maior conjunto de recifes de corais do Atlântico Sul, a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, é considerada um paraíso intocado. Integrante da Costa das Baleias, é reduto de 17 espécies de recifes no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, com vasta fauna e flora, ilhas vulcânicas, manguezais e canais de maré.  Com 84 km de praias, Prado é famosa pelas praias emolduradas por coqueirais, areias finas, falésias coloridas e riachos. Ao chegar a Prado, é possível encantar-se com praias de mar morno.

Prado é de origem indígena, mais precisamente da aldeia dos Aymorés, que habitaram às margens do Rio Jucuruçu, à beira mar. A aldeia de Jucuruçu foi elevada à categoria de Vila por carta régia em março de 1755, sendo o vice rei D. Luiz Pedro Peregrino de Carvalho Menezes de Ataíde, o criador do município com o nome de Prado. Por volta de 1884, a chegada de famílias procedentes de outros municípios motivou o progresso e assim, construiu-se a Casa da Câmara e abriram-se as primeiras estradas para tropas. Em 1886, com a elevação da vila à cidade, inaugurou-se a iluminação a querosene. Hoje, o município de Prado, é um dos polos turísticos do sul da Bahia, com rico patrimônio histórico e cultural e abriga cerca de 29.218 habitantes, segundo dados estimados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2015.

O Beco das Garrafas e o Festival Gastronômico de Prado são dois dos grandes atrativos gastronômicos de Prado, que permitem a degustação dos regionais Frozen de Pitanga com Vodca e Cocada de sobremesa. Entre os passeios, destaque para as visitas à Cumuruxatiba e Barra do Cahy, além da Praia Flor do Caribe, onde foi realizado a abertura da novela da Globo que leva o mesmo nome. Os passeios de buggy e de barco para Abrolhos e Recife do Guaratiba são outras oportunidades para mergulhos profissionais e de snorks. A transparência das águas favorece o mergulho e a observação de tartarugas e uma infinidade de peixes multicoloridos. O passeio sai no horário da maré alta, chegando nos recifes com a maré já baixando. A embarcação ancora na parte rasa do recife permitindo a todos, inclusive crianças, usufruir ao máximo o passeio.

Para chegar até Abrolhos, lanchas e escunas autorizadas pelo Ibama partem de Prado, realizando a viagem em aproximadamente 6 horas - Foto: Fabio Vicentini
Para chegar até Abrolhos, lanchas e escunas autorizadas pelo Ibama partem de Prado,
realizando a viagem em aproximadamente 6 horas – Foto: Fabio Vicentini

O roteiro de praias percorre cerca de 32 quilômetros até o distrito de Cumuruxatiba passando pelas principais praias como a do Farol, Amendoeiras, Praia da Japara e Cumuruxatiba. Em clima de quietude e paz, Quati e Tororão são praias semidesertas, queridas pelos turistas. Mas para quem prefere agitação e quiosques espalhados pela areia, Paixão, Novo Prado e Prado são as opções. Na região, é possível fazer passeios de barco que levam a variados cenários, como dois corais em alto-mar, indicados para prática de mergulho, e manguezais repletos de flora e fauna nativas. Entre os meses de julho e novembro, a embarcação é a atividade mais indicada, já que é o período em que as baleias jubarte visitam a região e fazem acrobacias fora d’água.

Para os amantes de história, o Centro Histórico coleciona vestígios do século 19, como a igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e antigos prédios no estilo colonial. No mês de abril, Prado recebe a Festa do Divino, de São Benedito e a Marujada, festejos religiosos que contribuem para edificar a cultura dos moradores e visitantes. As dezenas de casinhas geminadas coloridas, que abrigam residências, compõem um cenário fotográfico em meio às ruas de paralelepípedo.

A cidade fica a 789 km da capital Salvador e o acesso aéreo mais próximo é pelo aeroporto de Porto Seguro, que fica a 210 km de Prado. Além disso, pode-se chegar até a cidade pelos terminais rodoviários via Teixeira de Freitas e/ou Itamaraju.

Praia Farol de Prado, que contempla as falésias mais coloridas da região - Foto: Fabio Vicentini
Praia Farol de Prado, que contempla as falésias mais coloridas da região – Foto: Fabio Vicentini
SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image