HOME Matérias Aconteceu O impacto da economia na hotelaria é debatido em Encontro Gerencial em...

O impacto da economia na hotelaria é debatido em Encontro Gerencial em SP

181
0
SHARE
Menache Hamaoui: "Mesmo com a instabilidade na economia, o momento é de oportunidade"

O Diretor da Onix Hotelaria, Menache Hamaoui, terminou agora hà pouco uma palestra na 10ª edição do Encontro Gerencial Hoteleiro da Região Paulista e Jardins que aconteceu no Hotel HB Ninet, situado no bairro paulistano dos Jardins. O objetivo deste evento é discutir o perfil de mercado, estratégias de ocupação e trocar informações sobre fornecedores e serviços. Além disto, este encontro que tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial, possibilita integrar os concorrentes da região, possibilitando a troca de experiências e networking.

Os participantes do Encontro reunidos
Os participantes do Encontro reunidos

Hamaoui possui uma vasta experiência profissional na hotelaria, com passagens por grandes redes, como a Accor, além de passagem por grandes multinacionais como a Volkswagem. Além disto, consta em seu curriculum uma ampla experiência em projetos e estudos de viabilidade, implantações, gestões, marketing operacional e vendas. O tema de sua palestra focou o tema o impacto da economia na hotelaria para 2015 e 2016 e os participantes puderam se interagir na palestra fazendo perguntas.

Os participantes puderam se interagir na palestra de Menache Hamaoui
Os participantes puderam se interagir na palestra de Menache Hamaoui

Hamaoui começou sua palestra classificando a atual economia no Brasil como em desespero e que este cenário não começou agora, mas antecedeu a Copa do Mundo de 2014 e agora vive seu auge. Ele lembrou que o próprio ministro da economia, Joaquim Levy, classifica o atual momento da economia como de ressaca. Segundo Hamaoui, este cenário deve permanecer no mínimo até o próximo ano, mas é na crise onde aparecem as grandes oportunidades. “Estamos vivendo um cenário raro na hotelaria brasileira, onde baixou duas nuvens, uma de euforia e outra de pavor. Existe uma alavanche de novos empreendimentos que deverão entrar em operação nos próximos anos, mas a taxa de ocupação está em queda em todas as regiões do Brasil. Para sobreviver a estes cenários e ser competitivo, é necessário um estado emocional para garantir a sobrevivência. Implantar tecnologia para reduzir custos operacionais pode ser uma alternativa, assim como agregar novos canais de distribuição. A hotelaria é último segmento a sofrer os efeitos da crise e o primeiro a se reerguer”, assegura Hamaoui.

O Encontro reuniu  profissionais de vários  hotéis da região da Av. Paulista e Jardins
O Encontro reuniu profissionais de vários hotéis da região da Av. Paulista e Jardins

Segundo ele, a grande maioria dos hotéis não faz as contas do custo operacional e rifar tarifa neste momento é um ato suicida, assim como pagar comissões de até 27% as operadoras, o que é uma prática muito comum no mercado. “Por que em vez de pagar uma comissão tão alta as operadores o hotel não repassa isto aos seus clientes? As vezes é muito comum o cliente pesquisar a tarifa no hotel e encontrar mais cara do que nas operadoras. Isto o cliente não compreende e não volta ao hotel”, garante Hamaoui.

E uma boa prática para atrair e fidelizar os clientes, é abrir canais de comunicação para que ele possa manifestar suas necessidades e soluções. “Ouvir os comentários dos clientes pode trazer bons resultados ao hotel. Se o hotel não souber ouvir, o cliente pode manifestar sua opinião em mídias sociais ou nos sites especializados de avaliações, como o TripAdvisor, e isto pode fazer um grande estrago na imagem do hotel”, avalia.

Nelson Goes: " Este Encontro é muito importante para que os participantes possam trocar informações para tomada de decisões"
Nelson Goes: ” Este Encontro é muito importante para que os participantes possam trocar informações para tomada de decisões”

O organizador deste Encontro, Nelson Góes, Diretor de marketing e vendas da Feller Hotéis, destaca que este Encontro é muito importante para que os participantes possam trocar informações para tomada de decisões.  “Vendas é de fundamental importância para um empreendimento se posicionar de forma competitiva no mercado, ainda mais neste momento de instabilidade na economia. Esta troca de idéias que aflora no Encontro fortalece muito o setor para encontrar alternativas e assim renovar as idéias. Não adianta o profissional de vendas ter um curriculum espetacular, o que vale é como vai vender os produtos de seu hotel amanhã. O atual período é de negociação e quem souber fazer, terá a demanda esperada em seu hotel”, destacou Góes.

E finalizando sua palestra, Hamaoui apresentou um case de sucesso da rede hoteleira norte americana Hyatt que estava vivendo alguns momentos de turbulência com queda na taxa de ocupação, a concorrência cada vez mais acirrada e os clientes cada vez menos leais. “A solução foi reunir os colaboradores para reciclar os conhecimentos, rever os conceitos que norteavam os padrões e melhorar ainda mais os serviços. O resultado é que em pouco tempo a Hyatt voltou a ganhar competitividade no mercado e isto serve de lição para todos nós”.

Confira na galeria de fotos abaixo algum dos momentos deste Encontro.

Os participantes se interagiram bastante com o palestrante
Os participantes puderam trocar informações preciosas para seus trabalhos de vendas
Da esquerda a direita da foto,  Livia Marinelli (Accor), Mayti Hirata e Fernanda Caleja (Transamérica Hotéis)
Da esquerda a direita da foto, Livia Marinelli (Accor), Mayti Hirata e Fernanda Caleja (Transamérica Hotéis)
Da esquerda a direita da foto, Andresssa Nascimento e Juliana Zandarim, representantes do São Paulo Convention Visitors Bureau
Da esquerda a direita da foto, Andressa Nascimento e Juliana Zandarim, representantes do São Paulo Convention Visitors Bureau
Da esquerda a direita da foto, Fabiana e Luciana Zacchi (Sabre Hospitality)
Da esquerda a direita da foto, Fabiana Catto (Atlantica Hotels) e Luciana Zacchi (Sabre Hospitality)
Da esquerda a direita da foto, Marli Torarbo (Transamerica) , Fernanda Neves e Clarissa Souza (Booking.com)
Da esquerda a direita da foto, Marli Torarbo (Transamérica) , Fernanda Neves e Clarissa Souza (Booking.com)
Da esquerda a direita da foto, Nelson Goes (Feller Hotéis)  Mila Camargo (Goden Tower) e Cleiton  Silva ( Melia   Paulista)
Da esquerda a direita da foto, Nelson Goes (Feller Hotéis) Mila Camargo (Goden Tower) e Cleiton Silva (Meliâ Paulista)
Da esquerda a direita da foto, Arlete Martins e Osmar Junior  (Hotel Trianon)  e Marta Putini (Paulista Wall Street)
Da esquerda a direita da foto, Arlete Martins e Osmar Júnior (Hotel Trianon) e Marta Putini (Paulista Wall Street)
Da esquerda a direita da foto, Natalia Ibidi (The Capital - BHG) e Marcela  Cruz ( Hampton - BHG)
Da esquerda a direita da foto, Natália Ibidi (The Capital – BHG) e Marcela Cruz (Hampton – BHG)
Da esquerda a direita da foto,  Flavia Bortolzo (By Cor Seguros), Paulo Mello (Braston Sao Paulo) e Iani Paulino (Feller Hoteis)
Da esquerda a direita da foto, Flávia Bortolozo (By Cor Seguros), Paulo Mello (Braston Sao Paulo) e Iani Paulino (Feller Hoteis)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image