HOME Matérias Não há hotel que não dê lucro, há hotel mal administrado

Não há hotel que não dê lucro, há hotel mal administrado

153
0
SHARE
Rui Ventura é Consultor hoteleiro - Foto - Divulgação

Artigo de Rui Ventura*

RevPAR – (Revenue per Available Room – Receita por Apartamento Disponível. Engraçado, (receita por apartamento disponível)? Bem então deixa disponível já que ele gera receita! Na verdade, é uma métrica, muito fraca, e como tal reque muito cuidado e para a Hotelaria ela não é de forma alguma a mais indicada, afinal ela preconiza receita por apartamento disponível, porém é uma métrica e pode ser usada. Já se falarmos de condo hotéis ela é necessária temos que dar satisfação aos investidores e esta métrica pode ser usada. Mas por falar em RevPAR qual a de sua preferência:

Onde:

TO=Taxa de Ocupação

ADR=Diária média

E a conversada RevPAR.

Já decidiu qual dos dois casos você prefere?

O que acontece quando se usa a métrica RevPAR e o valor que se coloca na conta do investidor não bate com a matemática? É pela fragilidade desta métrica.

O Investidor tem direito a rentabilidade e o RevPAR fala de receita então vamos ver a métrica que concorde com o saldo bancário. A Goppar.

A métrica correta é Goppar (Gross operational profit per available room) ou em Português (Lucro operacional bruto por apartamento disponível). Esta sim é a métrica que devemos levar em consideração sempre.

Que nada mais é que a diferença entre a receita do apartamento RevPAR e o custo para que esta receita fosse gerada, esta diferença nos dá a Rentabilidade e é nela que não só o Revenue Management, mas qualquer administração coerente deve estar focada. Porém o Revenue Management é sempre e só focado na rentabilidade.

O Nosso Slogan: “Não há hotel que não dê lucro, há hotel mal administrado” vale para toda a empresa cuja administração esteja realmente muito bem fundamentada, nós preferimos o Revenue Management, mas há pessoas que se dão muito bem com outros processos. Porém quando você pretende crescer junte ao RM com um processo de meritocracia bem feito.

*Rui Ventura é administrador hoteleiro, atuando em consultoria plena e muito forte em Revenue Management – Contato – rui@ruiventura.com.br   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image