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HSMAI realiza Sales & Marketing Conference na capital paulista

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HSMAI Marketing & Sales Conference acontece na Sala São Paulo do hotel Maksoud Plaza - Foto: Raiza Santos

O braço brasileiro da HSMAI – Hospitality Sales Maketing Associaton International realiza na manhã desta quinta-feira (18) mais uma edição do Sales & Marketing Conference no hotel Maksoud Plaza, próximo à Avenida Paulista. O encontro que tem a Revista Hotéis como Media Partner conta com a presença de gestores comerciais e hoteleiros de redes e hotéis independentes.

Gabriela Otto, que está à frente do board da associação no País, iniciou o evento falando sobre a situação política e econômica do País, que inerentemente influencia as decisões do mercado. Em contrapartida, ela mencionou as novidades mais recentes do segmento, como a compra do capital da Trend Operadora pela CVC; a Fastbooking pela AccorHotels, da HotelBeds pela GDA e o recente lançamento da OTA da ABIH, a By Mix Hotel. “O mercado está aquecido e nós não podemos parar. Acabamos de fechar uma parceria com a Abracorp também e temos muitas outras novidades. O intuito deste evento é falar sobre estratégias para nosso negócio, em um tempo onde as OTAs estão em alta”, pontuou.

Leonardo Naressi, CIO da DP6, foi o primeiro painelista do evento. O especialista falou sobre a jornada do consumidor, que teoricamente tem início na campanha publicitária, mas muitas vezes não é feita uma estratégia para atingir seu público. “Precisamos planejar nossas ferramentas de marketing de acordo com a etapa que o cliente está, e cada canal tem um papel nessa jornada. Comparo com plantar e colher. Quando analisamos todo o resultado, definimos a estratégia correta. Mas o que acontece é a análise do último clique”, comenta.

Segundo o executivo, o Google Analytics avaliou a antecedência o cliente começou a pesquisar antes de tomar uma decisão. No setor automotivo, eles começam a pesquisar cerca de seis meses antes, assim como no segmento de tecnologia. “Cada setor vai ter uma necessidade de planejamento de acordo com o que oferta. No segmento de viagem, encontra-se dez pontos de pesquisa antes da decisão. O cliente teve dez chances de ver o seu produto, e muitas vezes não está sendo feito o contato”, complementou.

Leonardo Naressi, CIO da DP6

O Marketing Mix Modelling foi a metodologia mais aplicada até hoje, e trata-se de uma ferramenta estatística que permite enxergar as relações entre uma série de dados. “É uma ferramenta estratégica, analítica. Ela vai rever cada etapa, para gerar um modelo de previsão da verba de marketing, gerando mais resultado. Não é apenas prever a jornada, mas prever resultados”, explicou, destacando que é o tipo de ferramenta que se utiliza até três vezes por ano.

O especialista falou também sobre métricas e dados analisados e a força desta ferramenta. Em um case dos hotéis IHG no exterior, descobriu-se que 30% das conversões precisaram de apenas 1 contato, resultando em 5,5% mais retorno da publicidade. “Imagine se você souber quantas vezes o seu cliente visitou seu site, pesquisou sobre seu serviços em uma ferramenta de CRM? Se formos garimpar todos os dados do cliente, levantaremos todos os dados comportamentais, de campanhas, dados técnicos, dados offline e dados temporais. Assim, temos a oportunidade de reunir estas informações em nossa estratégia de marketing a partir de Big Data”, argumentou.

Os benefícios destas ações envolvem visão unida do consumidor, ativação de dados, análise de audiência e comercialização de dados. “Também é possível criar fidelização e gerar receita com seus dados. Você não precisa saber exatamente tudo sobre seu cliente, mas pode saber quem é quem, segmentar o público”, pontuou Naressi.

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