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Faturamento das empresas de turismo cresce 4,3%

Pesquisa trimestral do MTur mostra também que 66% do setor pretende realizar novos investimentos ainda este ano

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Os aumentos mais expressivos ocorreram nos segmentos de parques e atrações turísticas, transporte aéreo, operadoras de turismo e agências de viagens - Foto - Divulgação/MTur

Um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, comparando o terceiro trimestre de 2017 com o de 2016, verificou aumento de 4,3% no faturamento das empresas de turismo. A pesquisa contempla ainda expansão de receita e realização de novos investimentos no período de outubro a dezembro em sete segmentos pesquisados pela instituição. De acordo com o MTur, o motivo para este dado positivo foi o reaquecimento da economia do país.

Os aumentos mais expressivos ocorreram nos segmentos de parques e atrações turísticas (11,4%), transporte aéreo (11,2%), operadoras de turismo (10,3%) e agências de viagens (9,3%). Resultados que as empresas atribuem ainda à sazonalidade e aos investimentos realizados anteriormente. Em menor escala, com percentuais abaixo de 2%, houve majoração de receita também entre as organizadoras de eventos, meios de hospedagem e nas empresas de turismo receptivo.

Além disso, a American Airlines divulgou um dado positivo sobre o número de voos para fora do Brasil, o que consequentemente, fez com que a companhia aérea aumentasse a frota de voos para Miami saindo de Belo Horizonte. Dilson Verçosa Júnior, diretor regional de vendas da American Airlines no Brasil afirma estar otimista sobre a retomada da economia e da confiança do consumidor.

Para o último trimestre do ano (out/dez), as perspectivas são otimistas. Do conjunto de empresas pesquisadas, 66% manifestaram intenção de investir parte do faturamento apurado ainda em 2017. “Os dados mostram o vigor do turismo que, mesmo diante da crise vivida pelo Brasil nos últimos anos, conseguiu registrar números positivos”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O maior percentual, 15,2%, é projetado pelo segmento de turismo receptivo, seguido dos organizadores de eventos (8,1%), meios de hospedagem (5,2%) e transporte aéreo (4,7%).

Na pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, as empresas apontaram como fatores limitantes ao crescimento dos negócios os custos operacionais e financeiros além do momento econômico e político ainda desfavorável do país. O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo foi produzido com informações de 716 empresas que empregam 79.319 mil pessoas e faturaram R$ 9,2 bilhões no trimestre.

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