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Eficiência operacional é tema de palestra do II Encontro de Concierges e Recepcionistas

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Daniel Miranda: "“É necessário que o atendente da recepção quebre a barreira do balcão"

Direto de Belo Horizonte (MG) – O Consultor Daniel Miranda do Instituto de Hospitalidade Monteiro Drummond ministrou agora há pouco uma palestra no II Encontro de Concierges e Recepcionistas que teve inicio hoje no  Minascentro, espaço de eventos situado no centro da capital mineira. Miranda possui muita experiência na hotelaria de luxo, já tendo trabalhado no Dubai Marine Beach Resort e no The Address Hotel, ambos em Dubai, nos Emirados Árabes e pode contar algumas de suas experiências e passou sábios conselhos aos participantes.

Utilizando técnicas teatrais e muito bom humor, Miranda contou algumas experiências que teve em alguns hotéis como ser conduzido de Rolls Royce com telefone celular internacional e champagne na recepção com largos sorrisos dos atendentes que estavam fora do balcão. “É necessário que o atendente da recepção quebre a barreira do balcão. Cumprimente sempre o hóspede primeiro, de cabeça erguida e com entusiasmo. Trate o hóspede com respeito chamando de senhor e senhora e dependendo do tipo do hotel, utilize o sobrenome”, recomendou Miranda.

Algumas frases como essenciais na hotelaria foram lembradas por ele, como: é um prazer senhor, eu que agradeço senhora, assim como palavras que dêm a sensação que algo será feito na hora. Postura e padrões de comportamento também foram destacados por ele como muito importante no atendimento da recepção. “Procure sempre surpreender o hóspede com ações e utilize expressões faciais para se comunicar de forma moderada que vai desde um sorriso aberto, sorriso fácil e expressão de pesar. Ser elegante vale mais do que luxo e dinheiro”, lembrou Miranda.

E outro foco de sua palestra foi da importância do papel do concierge que é um vendedor de marca e imagem e sua indicação tem um peso grande na decisão do hóspede. “Encantar o cliente, ter um atendimento diferenciado e oferta de informação é um grande diferencial para atrair e fidelizar os hóspedes”, conclui Miranda.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Belo Horizonte a convite da FBHA e se hospeda no Normandy Hotel

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