HOME Matérias Gastronomia Caxambu (MG) recebe o Festival Boa Mesa 2016

Caxambu (MG) recebe o Festival Boa Mesa 2016

147
0
SHARE
Fotos: Divulgação

A cidade de Caxambu, localizada no sul de Minas Gerais, está recebendo desde o início desse mês, o Festival Boa Mesa, o qual é uma iniciativa do Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu – SIGAH, Caxambu Convention Bureau, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, com o apoio da UNA – Curso de Gastronomia e tem o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo CNC.

Ao todo são seis festins, realizados pelos hotéis Serraverde, de Pouso Alto, pelo Morro Velho Espaço Gourmet, Hotel Caxambu, Hotel União, Hotel Lopes e Pousada Águas de Caxambu. O evento está apresentando aos participantes diversas aulas show, palestras, workshops e seminários gastronômicos, que colocarão em pauta a produção e da gastronomia da região.

Durante todos os sábados, os participantes podem acompanhar na praça XVI de Setembro, em Caxambu, o Boa Mesa Direto do Produtor, em parceria com a Feira de Agroecologia de Caxambu e Baependi e o Circuito Turístico das Águas, onde público e chefs se aproximam dos produtores regionais. O Boa Mesa, em parceria com o chef Rodrigo Machado, apoiado pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realizará, nos bairros Santa Tereza, Santa Rita e Caxambu Velho oficinas de aproveitamento de alimentos e produção de salgados. Ao todo são 17 empreendimentos participantes e 28 eventos durante o mês do Festival.

Dentre alguns dos chefs que participam do evento estão Carlos Pitta, Cidinha Lamounier, Danilo Simões, Edson Puiati, Eduardo Avelar, Felipe Lerroá, Fernando Loesch, Ilmar de Jesus, Joana D’Arc, Omar Barroso, Tulio Montenegro, Penninha e Rodrigo Machado. O circuito gastronômico do festival é composto por 11 pratos e 6 festins.

Dentre os pratos estão Costela dos Tropeiros – (Restaurante e Pizzaria Agostini), composto por costela suína com molho barbecue de cerveja artesanal; Delícia de Truta (Avenida Café); Surpresa de Minas (Bar Fecha Nunca – Baependi); Wrap Dê-dal (Café dê-dal), composto por um sanduiche enrolado e recheado com salmão, tomate, rúcula e agrião, acompanhado de um molho especial; Pai & Filho (Café Dê-dal); Taco Loco Sol da Mantiqueira (Espaço de Lazer Pingo D’água), composto por um prato a base de feijão vermelho, calabresa, carne moída, alface, tomate e cebola, decorado com nachos e molho guacamole, sour cream e chedar picante; Paisagem de Cogumelos (Restaurante Bom Sabor) que une elementos das culinárias árabe, mieira e italiana, em um filé de frango grelhado ao molho de colgumelos, com mostarda e mel, escoltado por abobrinhas recheadas; Rabada na Caneca (restaurante Coreto), servindo na caneca, uma rabada bovina desfiada e purê de baroa, acompanhados de pesto de agrião e queijo tipo parmesão de Alagoa; Sonho Mineiro (restaurante Panela Mineira), com mandioca frita, a linguiça especial da região, flambada com a cachaça Dr. Luizinho e a couve, acompanhadas de maionese de limão e maionese de carvão, dando um sabor especial ao prato; Costela Suína Glaceada no Molho de Vinho Tinto (Supermercados Carrossel), com um biscoito de polvilho que personaliza a farofa que acompanha a Costela reduzida num molho de vinho tinto, aceto balsâmico e maçã; Reage Brasil (Restaurante Kiko & Kika), com uma truta na taioba com molho de acerola e manga;

Confira abaixo a programação de palestras

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image