HOME Matérias Aconteceu Cerimônia prestigiada abriu 22º Salão Paranaense de Turismo em Curitiba

Cerimônia prestigiada abriu 22º Salão Paranaense de Turismo em Curitiba

127
0
SHARE
Roberto Bacovis, Presidente da ABAV/PR

Direto de Curitiba – Terminou agora há pouco a cerimônia de abertura do 22º Salão Paranaense de Turismo, evento profissional dedicado ao setor do Turismo que é promovido pela ABAV­/PR – Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná até este próximo sábado, dia 12 de março, no Expo Unimed Curitiba. A expectativa da ABAV/PR é que cerca de 5 mil pessoas de várias partes do Brasil, assim como de países vizinhos, como Paraguai, Uruguai e Argentina, visitem o evento. Eles poderão conferir as últimas novidades do turismo de redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor.

Cerca de 200 pessoas estiveram prestigiando a cerimônia de abertura do Salão
Cerca de 200 pessoas estiveram prestigiando a cerimônia de abertura do Salão

A abertura do evento foi bem concorrida e contou com a presença de diversas autoridades públicas e representantes de entidades, como: Roberto Bacovis, Presidente da ABAV/PR; Antônio Azevedo, ex-Presidente da ABAV Nacional, Douglas Fabricio, Secretário de Esporte e Turismo do Paraná; Jacó Gimenez, Presidente da Paraná Turismo, Luiz Carlos Borges da Silva, Vice-presidente da FECOMERCIO, Júlio Cesar Agostini, Diretor executivo do SEBRAE/PR; Caique Ferrante, Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Michel Tuma Ness, Presidente da FENACTUR; João Jacob Mehl, Presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba; Gilmar Piolla, Superintendente da Itaipu Binacional, Adonai Aires Filho, Presidente do Curitiba Convention Visitors Bureau, Orlando Kubo, Presidente da ABIH/PR – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Paraná, entre outros.

Autoridades públicas e representantes de várias entidades estiveram prestigiando a cerimônia de abertura do Salão
Autoridades públicas e representantes de várias entidades estiveram prestigiando a cerimônia de abertura do Salão

Discursos

O Presidente Roberto Bacovis começou os discursos destacando que 2016 já começou como sendo um ano de grandes desafios a serem superados, pois o impacto do dólar freou o setor de turismo e depois o governo taxou em 25% as remessas ao exterior que após muita luta, foi revertido para 6%. “O ano de 2016 continuará sendo muito desafiador, mas desafio é o que move a humanidade. É chegado o momento de inquietude e temos que reinventar a roda no turismo, olhar além da crise e ver onde estão as oportunidades de sucesso. Impulsionando o turismo, superando os obstáculos. Talvez este tenha sido o Salão mais desafiador de todos os realizados até hoje, pois muitos patrocinadores e expositores tinham desconfiança. Temos o mesmo número de 2015, mas em espaço menor devido ao novo layout que impera num ambiente onde grande maioria é de estande básico, com um custo mais enxuto. Temos por exemplo, 27 operadoras de turismo, 30 hotéis, além de vários outros players. O Salão foi pensado de forma cuidadosa para continuar sendo um evento de qualidade e que trará muitas oportunidades a todos, assim como conhecimento a mais nas palestras que serão ministradas”, enfatizou Bacovis. Segundo ele, o Salão deste ano terá nove roteiros de caravanas de várias cidades do Paraná, santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

E finalizando seu discurso, Bacovis criticou a falta de apoio do Ministério do Turismo no evento, assim como a redução gradativa dos voos das companhias aéreas para várias cidades do Paraná, como Foz do Iguaçu, destacou Bacovis. No término de seu discurso, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná que foi entregue por Everton Diniz, assessor parlamentar do Deputado estadual, Ney Leprevost.

Gilmar Piolla: "Estamos fazendo nossa parte para fomentar o turismo, agora é esperar que o Governo faça a parte que lhes cabe"
Gilmar Piolla: “Estamos fazendo nossa parte para fomentar o turismo, agora é esperar que o Governo faça a parte que lhes cabe”

Gilmar Piolla destacou em seu discurso que a alta do dólar está criando muitas oportunidades para o turismo local, em razão de seu potencial, mas a desconfiança da população afeta a economia e consequentemente o turismo. “É hora de reagir e acredito que este ano de 2016 tem condições sim de ser excepcional para o turismo brasileiro. Não podemos esperar a crise bater em nossa porta, assim como não podemos esperar o governo fazer seu papel. Em Foz do Iguaçu devemos lançar logo após o feriado da páscoa, uma campanha promocional para estimular o turismo na baixa temporada e queremos levar para todo o Brasil. Dias 15, 16 e 17 de junho, quando da realização do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, vamos apresentar várias novidades como: Salão Brasileiro de Turismo Termal e Spa e o Salão de Turismo de Compras em parceria com cidades vizinhas a Foz do Iguaçu, como Ciudad Del Este. Outro investimento que também estamos fazendo, é a revitalização do março das Três Fronteiras, assim como a melhorar o Complexo Turístico de Itaipu Binacional. Mas o Governo também precisa nos ajudar a fomentar o turismo e não fazer como no Paraná onde o ICMs teve um forte aumento no querosene de aviação. Com isto, está retraindo os investimentos no setor e corremos o risco de perder 300 mil assentos por ano no Paraná”, avaliou Piolla.

Antônio Azevedo: "O associativismo é muito importante para somar esforços e defender os interesses de nossa atividade"
Antônio Azevedo: “O associativismo é muito importante para somar esforços e defender os interesses de nossa atividade”

Em seu discurso, Antônio Azevedo destacou que 3200 agências fazem parte da ABAV e 85% da venda dos produtos turísticos do Brasil são realizadas pelas associadas. “O associativismo é muito importante para somar esforços e defender os interesses de nossa atividade que só foi regulamentada no ano passado, após 13 anos de árdua luta em Brasília”, lembrou Azevedo.

Segundo ele, a profissão de agente de viagem mudou muito nos últimos anos e hoje este profissional necessita de inovação constante, criatividade, ter diferenciais competitivos e acompanhar os avanços tecnológicos. “O agente de viagem tem de ser proativo, estar sempre desenvolvendo novos produtos e prestar serviços diferenciados. Não podemos depender somente de comissão de fornecedores, pois temos um grande motor de reserva e canal de distribuição”, lembrou Azevedo.

O Secretário estadual de lazer e turismo do Paraná, Douglas Fabricio destacou que acredita muito no potencial do setor para fomentar a economia do Estado"
O Secretário estadual de lazer e turismo do Paraná, Douglas Fabricio destacou que acredita muito no potencial do setor para fomentar a economia do Estado”

Outro discurso também de destaque foi o do Secretário estadual Douglas Fabricio que enfatizou a importância da 12ª edição da Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que acontece em conjunto com o Salão de Turismo do Paraná. A mostra promove 14 regiões turísticas do Paraná, mostrando toda a singularidade do Estado, com pratos típicos, artesanatos, roteiros especiais e curiosidades. “Se eu não acreditasse que o turismo é o motor de desenvolvimento do Paraná, eu não teria deixado meu mandato de deputado em stand by para assumir o cargo”, ressaltou Fabricio. Rebatendo as críticas do discurso de Piolla sobre o aumento do ICMs do governo paranaense no querosene de aviação, ele disse que: “É necessário uma articulação política e de lideranças para marcar uma reunião com argumentos convincentes com o governador Beto Richa da necessidade de rever o aumento desta taxa”.

Confira a seguir alguns momentos desta cerimônia de abertura do 22º Salão Paranaense de Turismo.

Após os discursos, os convidados foram recebidos com um coquetel com o apoio da ABRASEL, preparados por vários profissionais retratando a culinária paranaense.

Nachos com chilli
Nachos com chilli
Nhoque
Nhoque de batata salsa
Pao no bafo
Pão no bafo
porpeta
Porpeta
Ragu
Ragu de linguiça calabresa
Raviolli
Raviolli de siri com molho de limão siciliano
Risoto
Risoto de abóbora e carne seca

A Reportagem da Revista Hotéis viaja a Curitiba a convite da ABAV/PR para cobrir este Salão de Avianca e se hospeda no hotel Slaviero Palace.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image