HOME Matérias Espaço Acadêmico Alunos do Senac partilham conhecimentos com dinamarqueses e canadenses

Alunos do Senac partilham conhecimentos com dinamarqueses e canadenses

54
0
SHARE
Logo Senac - Imagem: DIvulgação

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão recebeu, pela primeira vez, cursistas da KEA – Copenhagen School of Design and Technology, da Dinamarca, e da GBC – George Brown College, do Canadá, com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiências. Isso aconteceu em um workshop realizado entre os dias 15 e 24 do mês passado. Esta é a 5ª edição do projeto com a KEA, a primeira no interior.

Estiveram nas palestras, oficinas e visitas técnicas, 60 alunos dos cursos de graduação em Design Gráfico, Design Digital, cursos da área de Tecnologia da Informação e Gastronomia. Eles estavam em busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento local a partir da promoção do turismo, principal economia da cidade.

Conforme a Assistente da área de intercâmbios do Centro Universitário Senac, Paola Papa, essa é uma ocasião que promove vivência e aumenta o conhecimento dos estudantes. “Todo o workshop é feito em inglês e promove uma troca de culturas muito rica para todos os envolvidos. Em um ambiente internacional e multidisciplinar, eles puderam aplicar os conhecimentos obtidos durante o curso por meio de uma experiência prática”, explica ela.

Os 40 alunos brasileiros, juntamente com os 10 da KEA e os cinco da GBC, foram divididos em grupos para trabalhar com o tema Tourism and Creative Economy in Campos do Jordão. Os dos cursos Design Digital, Design Gráfico, Tecnologia da Informação e Gastronomia desenvolveram soluções digitais para estimular o turismo na cidade.

Foram realizadas imersões no município e no campus e, a partir das reais demandas de mercado, eles elaboraram nove produtos digitais para atrair mais turistas, além de incentivar os moradores a recepcionar esse público.

Veja as soluções elaboradas:

  • Go Jord: aplicativo para interação de moradores locais com turistas, por meio de eventos criados pelos próprios moradores e divulgados no aplicativo.
  • 4 Campos: mapa que muda com base na estação do ano e mostra os eventos e atrações existentes em cada época específica.
  • Desafio Jordão: aplicativo que desafia o usuário a percorrer diversas trilhas em Campos do Jordão, de bicicleta, motocross, ou a pé. Existe um Pin interativo ao final de cada trajeto concluído.
  • Raízes do Horto: mapa narrativo do horto florestal de Campos do Jordão que possibilita uma imersão em sua história e especificidades.
  • Sabores de Campos: aplicativo para conhecer os pontos turísticos da cidade, inspirado em jogos de tabuleiro. Seu principal foco são os ciclistas, mas os percursos podem ser realizados por outros meios, o objetivo é movimentar ao máximo a cidade.
  • CulturaEX: é uma plataforma que envolve as pessoas a participar de intercâmbios culturais, fomentando os conceitos de explorar, experimentar e trocar experiências entre moradores e turistas.
  • Jordão Conectado: aplicativo para conectar jordanenses e turistas com informações relevantes, divididas por atividades e interesses. A ferramenta é alimentada pelos próprios usuários, que podem interagir dentro do app.
  • Hicampos: aplicativo cria uma ligação entre os moradores e o turista, a partir de roteiros sugeridos pelos jordaneneses e que os turistas poderão fazer sozinhos ou acompanhados pelos locais. Isso permitirá que o turista aproveite melhor a cidade e que o jordanense faça parte desta experiência.
  • Campos in Touch: infográfico interativo com design universal, focado em crianças e adolescentes, com informações sobre elementos naturais de Campos do Jordão, possibilitando interações, sons e design divertidos.

 

SHARE