MatériasTradeÚltimas Notícias

ABNT realiza Seminário Internacional de Turismo Sustentável

No dia 30 de novembro, o Rio de Janeiro recebe o Seminário Internacional de Turismo Sustentável no auditório da CNC – Confederação Nacional do Comércio, às 14 h. O evento tem como objetivo promover e construir uma estratégia nacional para a sustentabilidade no turismo. O seminário é organizado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e reunirá palestrantes nacionais e internacionais, trade turístico, autoridades, estudantes e pesquisadores para discutir estratégias e práticas de sustentabilidade para o turismo e as oportunidades para desenvolvê-las.

O Seminário destaca o início das comemorações de 2017, declarado o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento pela OMT – Organização Mundial do Turismo. Alexandre Garrido, Coordenador da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem da ABNT e idealizador do Seminário, frisa na importância do turismo sustentável e sua expansão. “Nós queremos expandir a discussão da sustentabilidade para todas as áreas do turismo e construir uma estratégia nacional que engaje todos os atores do setor na busca de um turismo mais sustentável”, explica.

O evento cobrirá os principais processos do turismo, com palestrantes abordando aspectos da hotelaria, operadoras, destinos, Unidades de Conservação e normalização. As inscrições podem ser feitas através do site oficial.

Publicidade
Fispal

Reunião ISO

O Seminário acontece em paralelo à segunda reunião do grupo de trabalho da ISO – International Organization for Standardization sobre turismo sustentável, que está desenvolvendo uma nova norma de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem com base na norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.

O grupo, liderado pela delegação brasileira e coordenado por Alexandre Garrido, reúne 14 países e teve sua primeira reunião em Kuala Lumpur, na Malásia, em maio deste ano. A segunda reunião acontece nos dias 28 a 30 de novembro.

Garrido explica que esta segunda fase será de análise e criação de uma nova versão do documento. “Recebemos vários comentários dos países sobre a versão do texto que fechamos na Malásia. Agora nosso trabalho será avaliá-los para propor então uma nova versão para o documento”, explica.

A proposta para a criação da norma internacional de sustentabilidade para meios de hospedagem foi feita pelo Brasil em 2015 e aprovada oficialmente em maio de 2016. Este trabalho é realizado no âmbito do ISO/TC 228 – Tourism and related services, comitê técnico responsável pela elaboração das normas internacionais do setor turístico, composto por 58 países de todos os continentes. A aprovação levou o Brasil a liderar e coordenar o processo. A conquista é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelo setor turístico no país há mais de uma década. Ainda de acordo com Garrido, “temos muito o que mostrar em termos de experiência em sustentabilidade no turismo, especialmente em hotelaria”, conclui.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA