GastronomiaÚltimas Notícias

Visit Rio organiza encontro de chefs no Copacabana Palace

Iniciativa faz parte de planejamento para promover o Rio no cenário gastronômico mundial

Com restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e premiados pelo 50 Best, o Oscar da gastronomia, o Rio de Janeiro tem se tornado referência no cenário gastronômico internacional. Para impulsionar ainda mais a cidade como um destino para esse segmento, o Visit Rio Convention Bureau organizou, na última segunda-feira (8), um encontro que reuniu mais de trinta chefs de cozinha no Belmond Copacabana Palace.

Publicidade
Desbravador

A reunião foi uma oportunidade para o Visit Rio apresentar aos chefs projetos da entidade, tanto no âmbito empresarial (B2B) quanto os voltados ao consumidor final (B2C), que visam concretizar esse plano. Participaram chefs dos restaurantes Pérgula, Mee, Cipriani, Lasai, Aconchego Carioca, Casa Camolese, Meza Bar, Yayá Comidaria e diversos outros estabelecimentos de destaque na cena gastronômica local. “A gastronomia desempenha um papel estratégico como impulsionadora do turismo e o Rio está bem posicionado nesse segmento. É preciso aproveitar essa oportunidade. Por isso, queremos ouvir as perspectivas e sugestões dos profissionais envolvidos na área para fortalecer esse objetivo comum”, explica o Presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck.

Publicidade
Ameris

O compromisso do Visit Rio na integração das iniciativas pública e privada tem sido fundamental para impulsionar a promoção da gastronomia local. Em 2023, a Cidade Maravilhosa foi sede do 50 Best Latin America’s, resultado da articulação da Prefeitura do Rio, que investiu para que a cidade recebesse novamente a premiação em 2024.

O 50 Best atrai chefs, especialistas e uma legião de turistas entusiastas e, no ano passado, premiou dois restaurantes cariocas entre os melhores da América Latina, incluindo o Lasai, que também possui estrela Michelin. Rafael Costa e Silva, chef à frente do estabelecimento, marcou presença no encontro promovido pelo Visit Rio nesta segunda-feira. Ele destacou o exemplo do Peru e a importância da valorização da gastronomia brasileira. “O encontro foi um passo significativo rumo ao objetivo de promover o Rio na cena gastronômica internacional, assim como o Peru fez há pouco mais de dez anos. Como muitos colegas ressaltaram durante a reunião, acredito que o caminho para nos destacarmos é apostar na valorização da culinária brasileira, ressaltando a riqueza da nossa culinária raiz”, disse.

Visit Rio organiza encontro de chefs no Copacabana Palace
Chef Rafael Costa e Silva está a frente do Lasai  – Foto: Reginaldo Teixeira
Publicidade
Fispal

A Prefeitura do Rio também foi responsável por articular, por meio da secretaria de Turismo, o retorno do Guia Michelin, uma das mais importantes referências do setor gastronômico. Em março deste ano, a publicação desembarcou na cidade para fazer sua seleção, a qual será apresentada em 20 de maio. Atualmente, o Rio possui cinco restaurantes reconhecidos pelo Guia. Dentre eles, dois do Belmond Copacabana Palace, o pan-asiático Mee e o italiano Ristorante Hotel Cipriani.

Publicidade
Clima ao Vivo

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA