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Visit Rio e Riotur promovem treinamento de profissionais

Formação foi oferecida a cerca de 40 atendentes turísticos e tem como objetivo melhorar a experiência de visitantes no Rio de Janeiro

Para atender à crescente demanda de turistas que viajam ao Rio de Janeiro com a proximidade do Carnaval, o Visit Rio Convention Bureau e a Riotur promoveram um programa de treinamento para 40 profissionais que atuam em oito postos de informações turísticas da cidade. O objetivo é aprimorar as habilidades dos atendentes e proporcionar aos visitantes uma experiência positiva durante a estadia na Cidade Maravilhosa. A formação foi realizada na última segunda-feira, dia 29 de janeiro, na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

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O programa de treinamento foi dividido em duas partes: uma técnica e outra comportamental. Na primeira etapa, os participantes receberam instruções sobre pontos e regiões turísticas, locais para visitação, meios de transporte, lugares para compras e alimentação, além de esclarecimentos de dúvidas em geral. Já a parte comportamental tem como intuito aprimorar as habilidades dos atendentes para receber os visitantes, o que inclui linguagem apropriada e pronomes de tratamento, entre outros aspectos.

De acordo com o Presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, a hospitalidade nos serviços turísticos é um dos fatores que contribuem para o retorno do visitante ao destino. “Uma boa recepção é o cartão de visita, faz com que o visitante se sinta acolhido. Para isso é importante investir na capacitação dos profissionais que atuam nessa ponta, construindo uma abordagem respeitosa, humana e alinhada à autenticidade da nossa cidade”, disse.

Visit Rio e Riotur promovem treinamento de profissionais
Luiz Strauss, Presidente do Conselho Curador do Visit Rio e Ronnie Costa, Presidente da Riotur – Alexandre Macieira.
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Para Ronnie Costa, presidente da Riotur, os postos de atendimento aos turistas são a porta de entrada para quem visita o Rio de Janeiro. “Investir no aprimoramento das habilidades técnicas dos atendentes possibilita que o visitante receba as informações adequadas, o que contribui para que ele se sinta acolhido e aproveite melhor a sua estada na cidade”, salienta.

Segurança em pauta

A segurança dos visitantes também foi pauta do treinamento. Para abordar o assunto, o encontro recebeu a Delegada Patrícia Alemany, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). A profissional orientou a equipe sobre como lidar com diversas circunstâncias, assegurando que os turistas recebam o suporte adequado em situações que exijam acionar o serviço especializado.

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No princípio de janeiro, novos pontos de informações foram inaugurados nos postos dois e cinco da Orla de Copacabana e os serviços de atendimento do Aeroporto Internacional RIOgaleão, do Aeroporto Santos Dumont, da Rodoviária Novo Rio e do Pier Mauá foram ampliados. Além disso, a cidade conta com equipes móveis em bicicletas, posicionadas em locais de grande movimentação ou em eventos específicos.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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