Publicidade
Trofeu fornecedor

Vila turística de Pomerode (SC) está entre as melhores do mundo

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente. O anúncio ocorreu na última semana em Madri, Espanha.

Publicidade
Pikolin

Mais de 170 destinos de 75 países inscreveram-se. Só 41 foram selecionados — o roteiro catarinense é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes. A cerimônia na Espanha ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade. Estavam presentes o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Vila turística de Pomerode (SC) está entre as melhores do mundo

A vila catarinense se mostrou alinhada aos requisitos da ONU, como promover igualdade entre os gêneros e produção sustentável –  Divulgação

Publicidade
Harus 1

Rota do Enxaimel

A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila. Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade. “O turismo na rota é uma possibilidade de sustentação econômica para preservação das tradições e do patrimônio”,  explica Ivan Blumenschein, Vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel. A Associação Rota do Enxaimel, fundada em junho deste ano, reúne empresas, entidades e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços do destino turístico.

Vila turística de Pomerode está entre as melhores do mundo

Técnica de construção enxaimel foi trazida pelos imigrantes alemães – Divulgação

Publicidade
Anufood

Pomerode

Pomerode, destino turístico consolidado na região do Vale Europeu, em Santa Catarina é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Nos últimos anos vem recebendo novos empreendimentos turísticos na esteira do sucesso de grandes eventos, como a Osterfest, a Festa de Páscoa, a Festa Pomerana e o Festival Gastronômico de Pomerode. “O selo é importante pois enaltece a nossa cultura, mostra um trabalho conjunto. O turismo está melhorando a infraestrutura do município, diversificando as vagas de emprego, diminuindo a dependência do município do setor industrial”, analisa o Prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Para saber mais acesse o site www.rotadoenxaimel.com.br

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA