MatériasTradeÚltimas Notícias

Turismo catarinense cresceu 6,7% em 2017

O segmento turístico de Santa Catarina cresceu 6,7% no ano passado em comparação ao mesmo período de 2016, segundo dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE –  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o que consequentemente gerou mais de mil novas vagas de emprego no turismo, impulsionando a economia catarinense como um todo.

Ainda de acordo com a pesquisa, o desempenho da região foi o terceiro melhor do País, estando atrás apenas de Goiás, com 11,1% e Pernambuco, com 8,2%. Neste mesmo período, o segmento no Brasil encolheu 6,5%.

Publicidade
Tramontina
Foto – Divulgação.

Segundo o estudo de Empregabilidade no Turismo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, esta alta no turismo catarinense gerou um impacto positivo de vagas de emprego no estado. Em um panorama nacional, enquanto o País ofertou 12, 7 mil vagas, destas, Santa Catarina foi o 4º estado a gerar mais oportunidades de emprego, tendo ofertado 1.092 novos postos de trabalho, ficando atrás de São Paulo, que ofertou 7.481 vagas, Goiás, com 1.864, e Paraná, com 1.301.

O estudo do IBGE aponta ainda esta alta se deve ao crescimento nos últimos meses de 2017, onde apresentou uma melhora consecutiva nas vendas. Em setembro houve um crescimento de 7,2%, em outubro de 1,4%, em novembro, de 5,4% e em dezembro de 19%. Além disso, os dois principais aeroportos catarinenses, o de Florianópolis e o de Navegantes, movimentaram 603, 7 mil passageiros em janeiro deste ano, uma diferença de 95 mil passageiros – 17,7% a mais – em relação ao mesmo período de 2017.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, comentou os resultados, “Esse dados comprovam o bom momento que vive o turismo em Santa Catarina, que, hoje, inclusive, já responde por 13% da movimentação econômica do Estado. E, se terminamos muito bem o ano passado, também estamos começando muito bem este 2018”.

Pavan ainda salientou as campanhas que estão sendo feitas para que o turismo cresça ainda mais na região, “Também as prefeituras e os empreendedores estão vendo a importância do turismo como importante agente gerador de emprego e renda. No ano passado tivemos a campanha ‘O Sul É Meu Destino’, realizamos um intenso trabalho com o trade turístico, além de capacitações, meetings de discussão e outros eventos que profissionalizam e preparam ainda mais os gestores para apostarem no turismo como importante fator de movimentação da economia. Assim os resultados vão aparecendo”, acrescentou Pavan.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA