Trade

SPTuris divulga dados sobre a influência da Copa no turismo da cidade

O Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da SPTuris – São Paulo Turismo, divulgou hoje (11) um balanço com a expectativa de impacto da Copa do Mundo FIFA 2014 na capital paulista. O levantamento é parte da apuração que será feita diariamente na Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista, que funcionará no Anhembi sob a administração da SPTuris durante todo o período da Copa.

Segundo o Ministério do Turismo, a cidade de São Paulo deve receber 390,7 mil turistas durante o período da Copa. Serão 63.362 turistas estrangeiros e 327.375 turistas nacionais, que movimentarão R$ 706,5 milhões na cidade. A previsão de gasto médio do turista que estiver em São Paulo é de R$ R$ 1808,29, sendo que cada turista poderá assistir até quatro jogos em diferentes cidades e deixará aproximadamente este mesmo valor em cada uma delas.

Ao final, a projeção é que os turistas gastem R$ 5.500,00 durante sua estada no País, já descontadas as despesas com passagens aéreas e valores gastos no país de origem. O número desses visitantes foi calculado com base nas vendas de ingressos até a primeira semana de abril. São Paulo deve receber mais de 15 milhões de turistas no ano de 2014, segundo estimativa do Observatório do Turismo da SPTuris, já contando com o impacto da Copa. Em 2013, a cidade recebeu cerca de 13,2 milhões de visitantes. A estimativa de incremento no número de visitantes nos anos seguintes à Copa é de 20% em São Paulo.

Das 15 seleções que estão hospedadas no Estado de São Paulo, cinco estão entre os dez principais emissores de turistas estrangeiros para a capital, incluindo os Estados Unidos, que são o principal emissor e irão se basear na própria metrópole. Dos 8 países que irão jogar na Arena Corinthians na primeira fase, são destacados como grandes emissores de turistas para a capital paulista, além do Brasil, a Inglaterra, o Chile e o Uruguai. São nacionalidades com as quais a cidade possui familiaridade, pois já atende regularmente.

Aproximadamente 40% dos bilhetes vendidos para a primeira e segunda fases da Copa foram para estrangeiros, 52% para paulistanos e visitantes de cidades nos arredores (até 100 km) e 8% para turistas das demais cidades brasileiras.

Segundo estudo realizado pela empresa espanhola Foward Data, junto com a Pires & Associados no Brasil, que analisou as reservas aéreas para o Brasil durante a Copa do Mundo Fifa 2014, São Paulo tem participação de 1/3 do total de reservas feitas para o período, considerando todos os emissores, para todas as cidades-sede. Isso reforça a condição da capital paulista de principal hub aeroportuário da América do Sul. O estudo completo com mais resultados está no site www.observatoriodoturismo.com.br.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA