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Setor hoteleiro está otimista em relação a performance em 2023

Com a retomada das atividades após o isolamento da pandemia da COVID-19, o setor hoteleiro se sente preparado para receber o público com grande expectativa de crescimento. Segundo estudo realizado pela Hotel Invest e pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, há estimativa de abertura de cerca de 124 novos hotéis e mais de 18 mil novas unidades habitacionais até 2026. Para 2023, a expectativa de ocupação nas hospedagens gira em torno de 65%, mesmo índice dos anos pré-pandemia.

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Após longo período com taxa menor de público, cerca de 40% de ocupação, é comum que o setor vivencie a desatualização em tendências. Mas o cenário positivo mostra que é preciso se manter atualizado e buscar maneiras de agradar os visitantes ainda neste ano.

Setor hoteleiro está otimista em relação a performance em 2023
Os totens para check-in e check-out funcionam por reconhecimento facial – Foto: divulgação
Aumento do uso da tecnologia

Assim como em outros setores, a tecnologia está presente na vida dos usuários. Para facilitar a busca pelos serviços e a efetivação de novos hóspedes, é preciso se manter atualizado e implementar serviços de qualidade a favor do cliente. Contratação e pagamentos sem contato é uma tendência crescente no setor. Já implementada em alguns hotéis, esse tipo de automação ganhou ainda mais força após a pandemia, quando a preocupação por evitar contato cresceu ao redor do mundo. Implementar a facilidade por todo o hotel para diversos serviços permite que os usuários tenham experiências individuais sem risco de contato ou dificuldade em interação.

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A implementação para a automação de pagamento é simples; ela funciona através de máquinas de pagamento semelhantes àquelas utilizadas em shoppings ou transportes públicos, onde o cliente escolhe o serviço e realiza o pagamento através do cartão. A praticidade permite que usuários consigam contratar serviços como alimentos, bebidas e demais itens oferecidos pelo hotel.

Além da automação de pagamento, a facilidade em fazer check-in e check-out é apreciada pelos hóspedes. Oferecer aplicativos que façam esse tipo de burocracia gera praticidade ao cliente e reduz gastos com equipe. Além do mais, oferecer funcionalidades como feedbacks e solicitações dentro da plataforma garantem ainda mais facilidade ao usuário.

Preocupação com a saúde e higiene

Uma herança deixada pela crise sanitária global após a pandemia é a preocupação com a saúde e higiene dos locais frequentados. A retomada do setor hoteleiro e a expectativa de aumento de hóspedes ainda durante casos confirmados de coronavírus colocam desafios e causam alertas para o público em geral. Implementar sistemas de limpeza, garantir a higiene do local e estimular o uso de máscaras em locais fechados traz mais segurança para os usuários aproveitarem os serviços oferecidos pela hospedagem. Além disso, é preciso incluir na publicidade quais medidas sanitárias exigidas pelo Ministério da Saúde são seguidas.

Setor hoteleiro está otimista em relação a performance em 2023
A preocupação com a limpeza nos hotéis aumentou com a pandemia – Foto – Divulgação
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Personalização e experiências exclusivas

A mudança na forma de se consumir serviços é uma realidade para diversos setores. No ramo hoteleiro, hóspedes buscam hospedagens que oferecem uma grande gama de serviços e possível personalização em sua estadia. Esse tipo de personalização deve ser implementado desde o marketing, sendo direcionado de forma diferenciada de acordo com cada tipo de público, seja pela faixa etária ou membros da família. O envio de e-mail ou propagandas em sites de viagens utilizando as informações passadas pelos usuários no momento da busca ajuda a determinar esse público. Após a hospedagem, é preciso que o cliente sinta-se especial e bem recebido; para isso, personalizar sua estadia oferecendo alimentação ou serviços prediletos é uma maneira de garantir experiências marcantes na viagem.

Busca pela sustentabilidade

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2021 da Booking, estima-se que cerca de 73% dos viajantes estão propensos a escolher o local da viagem pelas práticas ambientais. Por isso, oferecer práticas sustentáveis, como produção de energia limpa, reutilização de água, cultivo de alimentos no local e refeições saudáveis, é uma tendência forte para 2023. Além disso, é importante que os hóspedes conheçam as práticas sustentáveis oferecidas pelo estabelecimento, seja através de publicidade, informativos ou atividades inclusivas.

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Importância de uma equipe capacitada

Ter uma equipe totalmente alinhada às políticas do estabelecimento é essencial para o bom funcionamento do local. Garantir que o bom atendimento ao cliente faça parte da experiência é certificar que o hóspede terá uma boa estadia. Treinamento de pessoal é a forma mais eficiente de garantir que elementos primordiais para o hotel sejam cumpridos, como, por exemplo, linguagem adequada com o estilo de hospedagem, cordialidade, prontidão, empatia, entre outros.

Assim como em outros serviços que têm como foco o atendimento ao público, a retenção de colaboradores pode ser um problema. Manter pessoal capacitado, com experiência e conhecimento nas particularidades do hotel, pode ser o diferencial. Para isso, ter bons planos de assistência médica, além de oferecer benefícios como vale-alimentação e transporte e entender questões burocráticas dos colaboradores, pois podem surgir dúvidas como se posso aposentar e continuar trabalhando, para funcionários com mais tempo de empresa. Tudo isso permite que esses funcionários permaneçam por muito mais tempo de forma regularizada e dentro das leis de trabalho.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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