Selos de classificação para acessibilidade hoteleira
O turismo da terceira idade é sustentado pelo segmento populacional na faixa etária entre 60 e 70 anos, que tem como característica viajar na baixa estação
Artigo de Antônio Gualberto Filho*
A importância da acessibilidade é ressaltada pelo movimento mundial para a inclusão social e pelo crescimento da população de idosos. O turismo surge como um dos caminhos de socialização para esse segmento populacional, que representa um promissor nicho de mercado para o setor turístico e para o setor hoteleiro. O turismo da terceira idade é sustentado pelo segmento populacional na faixa etária entre 60 e 70 anos, que tem como característica viajar na baixa estação, por ser uma época mais tranquila e mais barata, embora eles possam viajar em qualquer época do ano e o grupo de maior poder aquisitivo ter renda acima de 25 salários mínimos.
As projeções indicam que esse mercado potencial não está relacionado apenas à população brasileira. A América Latina, uma emissora potencial de turistas da terceira idade, mostra que a dimensão desse mercado evidencia um potencial nicho continental a ser explorado pelo Brasil. Nas últimas décadas, tem havido um aumento significativo na população de pessoas com sessenta anos ou mais, especialmente em países como Argentina, Cuba, Uruguai, Chile e Brasil, apontando o mercado potencial existente no continente. O Brasil é um mercado interno promissor, considerando que a população de mais de 60 anos de idade, de ambos os sexos, em 2020, será de 28.321.799 de pessoas, portanto, maior do que as populações atuais do Chile, do Uruguai e do Paraguai que, juntas, somam em torno de 26, 8 milhões de pessoas.
O hotel é um elo importante na cadeia produtiva do turismo principalmente quando se trata da terceira idade, por acolher e abrigar o hóspede proporcionando um ambiente que ofereça acessibilidade e segurança, devendo-se para isso definir detalhes arquitetônicos que sejam facilitadores do uso do ambiente hoteleiro.
Considerando-se que o atendimento com hospitalidade deve ser o principal objetivo do hotel, a acessibilidade deve ser um dos aspectos a serem atendidos por estar relacionada à funcionalidade do espaço hoteleiro. Nesse sentido, o objetivo do hotel é de acolher e proteger o hóspede idoso, para que ele se sinta confortável num ambiente psicologicamente adequado, criando assim condições favoráveis para o reconhecimento do padrão de atendimento.
Avaliação de Conformidade da Acessibilidade hoteleira
Para conferir essa característica desenvolveu-se um método capaz de avaliar o ambiente hoteleiro através um indicador quantitativo de acessibilidade. O método de ACA — Avaliação de Conformidade da Acessibilidade hoteleira foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a acessibilidade do hotel, pois se entendeu que a melhor forma de expressar a acessibilidade é transformando-a em um número associado a um conceito com significado imediato e de fácil compreensão, cujo maior valor corresponda ao melhor padrão de acessibilidade.
O objetivo é mensurar a conformidade da acessibilidade do ambiente hoteleiro através de um procedimento fácil, confiável e capaz de gerar resultados precisos por meio de um cálculo simples que fornece o ICAH — Índice de Conformidade da Acessibilidade Hoteleira. Este ICAH por sua vez classifica a acessibilidade do hotel numa escala que varia da 1 a 100, conferindo um Selo de Classificação, que será entendido como um fator de marketing capaz de influenciar na escolha do hotel pelo hóspede. A escala de classificação e os respectivos selos estão mostrados no quadro.
ESCALA DE CLASSIFICAÇÃO DA ACESSIBILIDADE HOTELEIRA
ESCALA DE VARIAÇÃO | SELO DE CLASSIFICAÇÃO |
90 ≤ ICAH ≤ 100 | Platina |
80 ≤ ICAH < 90 | Ouro |
60 ≤ ICAH < 80 | Prata |
40 ≤ ICAH < 60 | Bronze |
ICAH < 40 | Sem Classificação |
Fonte: Autor
*Antônio Gualberto Filho é Prof. Dr. e Coordenador de Extensão Cultural da UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Contato [email protected]