HOME Matérias Administração Samba Hotéis anuncia convênio com institutos federais de SP, MG e RJ

Samba Hotéis anuncia convênio com institutos federais de SP, MG e RJ

111
0
SHARE
Da esquerda para a direita da foto, Rodrigo Delphino, professor no IFSP,Thomas Edson, diretor do departamento de Pesquisa e Extensão do IFSP, Luís Cláudio de Matos Lima Júnior, Diretor geral do campus São Paulo do IFSP, Guilherme Castro, CEO da Samba Hotéis, Leandro Bonifácio, Gerente de Novos Negócios da Samba Hotéis e Fábio Santos Barbosa, professor do curso superior de Gestão em Turismo do IFSP - Foto - Divulgação

Ideia é unir teoria e prática nos cursos voltados para o setor de hospitalidade

A Samba Hotéis, o IFSP – Instituto Federal de São Paulo, o IF Sudeste/MG – Instituto Federal Sudeste de Minas (campus Barbacena); e o CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Nova Friburgo, anunciaram um convênio. Ele beneficiará estudantes de diversas áreas e também os hotéis da rede localizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na fase inicial serão selecionados alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo para atuarem nas unidades da rede, mas o programa deve ser estendido também para outras áreas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia e Arquitetura, como explica Rodrigo Delphino, professor do IFSP à frente do projeto. “Já vínhamos buscando trazer empresas para nossas aulas há três anos e ao efetivar esta parceria com a Samba Hotéis acredito que poderemos gerar bons frutos para ambas as partes”, enfatiza.

Guilherme Castro, CEO da Samba Hotéis, comemora a parceria e diz que a ideia é unir teoria e prática e contribuir para a formação de futuros gestores. “Temos apenas cinco anos de vida e estamos alcançando ótimos resultados. Queremos este alinhamento com a academia. Acreditamos nas novas gerações de profissionais e pretendemos criar muitas oportunidades de aprendizado na prática”, explica.

Segundo Delphino, além das vagas de estágio, o convênio prevê o desenvolvimento de soluções em conjunto. “Podemos realizar pesquisas aplicadas com desdobramentos de práticas e processos que podem resultar em condições melhores nos negócios da Samba e, ao mesmo tempo, preparar profissionais com vantagem competitiva em relação a outras instituições”, exemplifica.

Para o professor do IF Sudeste MG, Dêmili Fabiano Simeão, responsável pelo projeto em Minas Gerais, essa parceria é fundamental, pois o propósito do instituto é justamente preparar mão de obra qualificada para atendimento ao mercado. “A parceira público-privada proporciona maior qualidade e resultados positivos mais imediatos, devido à consonância da teoria com a prática. Empresas como a Samba Hotéis podem nos proporcionar muitos benefícios com ações de inovação, credibilidade e também no acolhimento desses novos profissionais”, afirma.

O campus Barbacena da IF Sudeste MG possui dois cursos na área da Hospitalidade, compreendendo o Técnico em Hospedagem (nível médio) e o Tecnólogo em Gestão de Turismo (nível de graduação). Ambos estão direcionados ao atendimento de empresas em todos os setores da Hospitalidade, em especial o Técnico em Hospedagem, no qual os alunos possuem profunda formação na área de hotelaria, podendo atuar nos diversos departamentos. “A formação é realizada em conjunto com o ensino médio, assim, oferecemos a oportunidade dessa faixa etária já sair com uma profissão e, ainda, preparados com os novos estilos de trabalho devido ao seu dinamismo e criatividade”, complementa.

Já no campus Nova Friburgo, da CEFET/RJ, é oferecido o superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, como conta a professora doutora e coordenadora do curso, Camila Dazzi. “Esperamos que essa parceria seja enriquecedora para o currículo de nossos alunos, possibilitando assim uma melhor inserção desses jovens no mercado de trabalho”, destacou Dazzi.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image