Roraima ganha destaque do MTur como tendência de turismo em 2022
A capital de Roraima é citada pela primeira vez pela publicação que tem mais dois destaques da região Norte
O Ministério do Turismo, através do periódico especial Tendências do Turismo da RIMT – Rede de Inteligência de Mercado do Turismo, destacou a capital de Roraima, Boa Vista, no Norte do País, como destino em 2022.
A publicação traz informações que apontam o que estará em alta entre os viajantes com base em relatórios de instituições e empresas do setor turístico, e destaca um total 25 destinos em todo Brasil que serão tendência durante o ano. Na região Norte além de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, também foram mencionados Alter do Chão e Belém, no Pará. Essa é a primeira vez que Roraima é citada na publicação, os principais roteiros de turismo da região são: turismo de pesca, de aventura, ecoturismo, a RAI – Rotas Amazônicas Integradas e o etnoturismo, que proporciona experiências junto as comunidades indígenas. Além disso, o Monte Roraima, que tem sua escalada iniciada a partir de Boa Vista, é o segundo ponto mais alto do Brasil e impressiona pelas formações rochosas de milhões de anos.
O Governo do Estado tem trabalhado para fomentar o turismo na região com a promoção e ampliação dos atrativos turísticos, além de investir na infraestrutura local. O setor de turismo que fazia parte da Seplan – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento passou a fazer parte da Secult – Secretaria de Cultura e passará a receber mais incentivos e investimentos com o intuito de alavancar o setor. O plano estadual Turismo 2030 prevê diversas ações desenvolver setores estratégicos nas regiões turísticas e promover a integração entre os estados do Norte. Outro destaque é o crescimento da malha aérea para Roraima nos últimos anos, incluindo um voo direto do Aeroporto de Viracopos em Campinas, para Boa Vista, capital roraimense.