Conheça os principais programas do Ministério do Turismo

Se você trabalha em atividades ligadas ao turismo e deseja obter cursos de qualificação ou benefícios junto ao ministério responsável por esta área, confira alguns programas disponíveis.

Viajar é uma das poucas atividades que parecem agradar à maioria das pessoas. É difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, saborear novos pratos e entrar em contato com pessoas que podem lhe trazer outros modos de compreender o mundo. Em janeiro, o Ministério do Turismo brasileiro lançou um documento contendo informações sobre os seus principais programas, além de uma cartilha para facilitar o acesso dos prestadores de serviços turísticos a tais conteúdos. Então, antes de planejar sua viagem, confira mais dados sobre esses programas e busque informações sobre os estabelecimentos que você vai se hospedar.

Publicidade
Fispal

Conheça os principais programas do Ministério do Turismo
O CADASTUR é obrigatório para diversos meios de hospedagem – Imagem – Divulgação
Publicidade
Clima ao Vivo

CADASTUR

Este é o nome do sistema de cadastro que engloba pessoas físicas e jurídicas que atuam no segmento econômico relacionado ao turismo. O CADASTUR é obrigatório para diversos meios de hospedagem, transportadoras turísticas, agências de turismo, guias, parques temáticos, acampamentos e organizadores de eventos.

O programa é executado pelo Ministério do Turismo e garante vantagens aos cadastrados. Entre elas, estão: participação em programas de qualificação, promovidos e apoiados pelo ministério, além de acesso a financiamento em bancos oficiais. Esse cadastro é gratuito e deve ser realizado no site do ministério.

Código de Conduta Brasil

Este é um instrumento de compromisso que busca orientar e estabelecer procedimentos de comportamento ético seguidos por prestadores de serviços turísticos. O principal objetivo dessa orientação é prevenir e enfrentar crimes de exploração sexual tanto de crianças quanto de adolescentes em qualquer área do País.

Publicidade
Harus

Essa iniciativa é voltada para os funcionários e os colaboradores desse segmento econômico, sendo necessário ter um CADASTUR para se inscrever. Os que aderirem a ela ganham mais visibilidade e confiança dos clientes.

Conheça os principais programas do Ministério do Turismo
Aplicativo Guia Turismo Acessível – Foto: Max Gonçalves
Guia Turismo Acessível

Este aplicativo de pesquisa é feito de maneira colaborativa a fim de promover a inclusão social a partir do acesso a serviços e atrações turísticas de pessoas com algum tipo de deficiência, seja motora, visual, auditiva ou com mobilidade reduzida. Atualmente, o Ministério responsável por esse setor possui dados com mais de 530 mil estabelecimentos inscritos. Essa iniciativa é fundamental para avaliações governamentais sobre esse público.

Publicidade
Desbravador

Essa iniciativa facilita a busca dessas pessoas por determinados destinos, hospedagens, atrações e demais estabelecimentos que as permitirão desfrutar de atividades turísticas com mais autonomia. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema iOS ou Android. Nenhum estabelecimento deve se cadastrar, mas quaisquer prestadores de serviços turísticos podem ser avaliados pelo público.

Conheça os principais programas do Ministério do Turismo
Os cursos de qualificação profissional é outra importante iniciativa do Ministério do Turismo  – Foto: Stocksnap (Pixabay)
Cursos de qualificação

Outra iniciativa importante realizada pelo ministério é a oferta de alguns cursos de qualificação para os profissionais que atuam na área. Um deles é gratuito, completamente on-line e voltado para os atendimentos aos turistas. O certificado do curso pode ser obtido pelo próprio estudante ao concluído com êxito.

Esse curso de 30 horas combina jogos educativos, videoaulas e pequenos testes para uma aprendizagem mais completa. Os interessados podem acessá-lo em qualquer dispositivo com conexão à internet. As inscrições são realizadas uma vez por ano no site do Ministério do Turismo.

Outro curso disponibilizado tem 50 horas de duração e destina-se a gestores de políticas públicas desse setor econômico. Também é gratuito, 100% on-line e oferece certificado profissionalizante após a conclusão. As inscrições podem ser feitas virtualmente, e as vagas são abertas conforme calendário, sendo necessário acompanhar o site da instituição.

Publicidade
APP da Revista Hoteis
Programa de Regionalização do Turismo

Esta iniciativa integra diversas ações do ministério entre diferentes níveis da federação (estados, municípios e regiões do país), seguindo um modelo de gestão de política pública descentralizada, integrada e coordenada. O principal objetivo é apoiar a gestão e a promoção do turismo em oito eixos: gestão centralizada, infraestrutura, informação, empreendedorismo, qualificação profissional, planejamento, posicionamento no mercado, monitoramento e apoio à comercialização.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA