MercadoÚltimas Notícias

Projeto Bio Fazendas é lançado oficialmente em São Paulo

Complexo Enoturístico fica em Espírito Santo do Pinhal na Serra da Mantiqueira

O SECOVI São Paulo foi palco agora há pouco da coletiva de imprensa da apresentação da Bio Fazendas, Complexo Enoturístico Serra da Mantiqueira, localizado em Espirito Santo do Pinhal (SP). Esse projeto desenvolvido pela Rio Verde, com projeto arquitetônico da InHouse, tem o objetivo de desenvolver uma comunidade enóloga, onde os proprietários tem o prazer de acompanhar o cultivo, colher, vinificar e rotular seu próprio vinho.

Publicidade
Desbravador

O enoturismo cresce no Brasil em média 13% ao ano, em 2022 foram consumidos no País 438 milhões de litros de vinho e muitos brasileiros já são associados a vinícolas em ouros países. O local escolhido para o empreendimento, Espirito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, tem sido chamada de Nappa Valley Brasileira, por reunir as condições ideais para o desenvolvimento de vinhos com um terroir especial, inclusive com rótulos já premiados. A região tem solo seco, com boa drenagem e granito, temperatura entre 10C° e 12C° na época da colheita, além de altitude entre 700m e 1300m. Distante 200km de São Paulo e 100km de Campinas, o Bio Fazendas vai implantar 39 módulos rurais com área mínima de 20 mil m², para que os proprietários possam construir sua fazendinha e  seus vinhedos.

Projeto Bio Fazendas é lançado oficialmente em São Paulo
O Complexo Turístico está localizado numa região estratégica e privilegiada – Divulgação
Publicidade
Fispal

O Projeto Bio Fazendas Espírito Santo do Pinhal é uma parceria entre o Grupo Bio Fazendas, Caio Calfat Real State Consulting e o Spa do Vinho.

Projeto Bio Fazendas é lançado oficialmente em São Paulo
Caio Calfat e sua equipe fizeram a consultoria de viabilidade desse empreendimento – Divulgação

O Master Plan do Projeto incorpora na propriedade Sede Rural (que vai funcionar para dar suporte aos proprietários), hotel e a fazendinha modelo, em que 60% deve ser ocupada pelos vinhedos. “Além disso vamos investir na história do local, investimos na regeneração de solo e pretendemos que o máximo de módulos negociados tenha mata nativa ou de APP – Área de Proteção Permanente”, conta Celso Martineli, fundador e CEO do Grupo Bio fazendas.  O proprietário receberá os certificados que o habilitará para ser produtor rural legalmente constituído. O projeto vai funcionar como cooperativa, cada comprador é um cooperado, o que for rentabilizado vai ser investido na propriedade e o que sobrar será dividido entre os cooperados.

Projeto Bio Fazendas é lançado oficialmente em São Paulo
Modelos de casas que podem ser construída no condomínio – Divulgação
Publicidade
Clima ao Vivo
Produção de alimentos e enoturismo

De acordo com Martineli o empreendimento tanto vai receber as pessoas que compram a propriedade como segunda habitação, como pode proporcionar para esse proprietário realizar negócios com sua produção agrícola. O estudo de viabilidade e modelo de negociação das propriedades está sendo desenvolvido juntamente a Caio Calfat Real State Consulting. “Estamos criamos um complexo enoturístico em São Paulo, como já existe no Sul do Brasil. O Bio Fazendas nasceu em 2006, enquanto eu visitava a maior feira de orgânicos no mundo, na Alemanha, e percebi que a maioria dos produtores, eram de propriedades de até 2 mil hectares. Pensei então em desenvolver um Resort Agrícola, que seria um hotel com fazendinhas ao lado e nos últimos cinco anos me dediquei a esse projeto”. Além de ser uma propriedade com foco na produção de alimentos e vinícolas, o empreendimento também terá um Agro Hotel e Spa, que contará com um centro de gastronomia, um local de eventos e um espaço para agricultura.

Projeto Bio Fazendas é lançado oficialmente em São Paulo
Celso Martineli ao lado de Deborah Villas-Bôas na apresentação do projeto – Divulgação
Publicidade
Tramontina

O BioFazendas Espiríto Santo do Pinhal vai contar a expertise do Spa do Vinho criado por Deborah Villas-Bôas Dadalt e Ademir Dadalt, que desenvolveram diversos projetos hoteleiros, entre eles a Atrio Hotéis. Para Deborah, o Brasil é o país do futuro na área da viticultura. E explica que o enoturismo é uma das principais atrações turísticas no mundo e está sendo prioridade do Ministério do Turismo, que em breve deve lançar Associação Brasileira de Enoturismo. “A expansão da marca Spa do Vinho vem através da demanda reprimida que observamos em todo país. A experiência que oferecermos é baseada na imersão verdadeira e autêntica no mundo do vinho. Criamos condomínios vitivinícolas, para que as pessoas possam cultivar de maneira acessível suas próprias vinícolas e a cadeia de turismo é essencial para rentabilizar as regiões vinícolas”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA