Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Pesquisa da CNC revela que o turismo pode avançar 19,1% nesse ano

A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo acaba de divulgar a PMS – Pesquisa Mensal de Serviços com dados coletados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi revelado que aumentou de 5,8% para 6,2% a expectativa de crescimento do volume de receitas dos serviços em 2021. Segundo o estudo, o volume mensal de receitas do setor foi o maior desde março de 2016. As perdas do turismo recuaram, registrando o menor número em 16 meses. Em julho, as atividades turísticas operaram, em média, com 63% da sua capacidade de geração de receitas, registrando R$ 17,4 bilhões em prejuízo. De acordo com os cálculos da CNC, o setor já acumula perda de R$ 413,1 bilhões desde o início da crise sanitária. Com a recuperação, a entidade revisou a projeção para o volume de receitas, considerando um aumento de 19,1% no ano.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O turismo foi um dos setores da economia mais impactados pela pandemia da COVID-19
Publicidade
Desbravador

Responsável pela análise, o economista da CNC, Fabio Bentes, observa que, embora ainda não tenha sido retomado o cenário de voos diários registrados antes da pandemia (cerca de 2 mil/dia), o fluxo de aeronaves nos principais aeroportos do País vem apresentando crescimento robusto desde abril deste ano, tendo avançado 27% em julho e 1% em agosto. “As perdas mensais de receitas, por exemplo, vêm recuando e tendem a reduzir à medida em que as barreiras à circulação de turistas forem relaxadas”, avalia o economista, creditando o panorama à ampliação da vacinação. Bentes analisa que a tendência é que os serviços, especialmente o turismo, ganhem mais dinamismo.

Asssim como em outrros segmentos da economia, as admissões estão crescendo no turismo
Publicidade
Tramontina
Cresce as admissões no turismo

Outro dado positivo é que, pela primeira vez desde o início da pandemia, as atividades turísticas acumularam mais admissões (1,061 milhão) do que desligamentos de funcionários (1,018 milhão), de acordo com o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Assim, em relação ao número de julho do ano passado, o saldo de 42,6 novas vagas ampliou em 1,4% a força de trabalho do setor. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os números positivos são um evidente efeito do avanço da vacinação no País. “A queda do isolamento social, associada à desaceleração no número de casos de contaminação e mortes pelo novo coronavírus, tem viabilizado a retomada dessas atividades, sobretudo os serviços de alojamento e alimentação”, avalia.

CNC defende caráter permanente do PRONAMPE
José Roberto Tadros: “Os números positivos são um evidente efeito do avanço da vacinação no País” Foto: Christina Bocayuva
Publicidade
Fispal
Dinamismo no turismo

Para os próximos meses, a pesquisa da CNC apontam que a tendência é de que os serviços (especialmente, o turismo) ganhem dinamismo, na medida em que o evidente efeito positivo da vacinação da população sobre a atividade econômica se soma à baixíssima base comparativa de 2020. Neste contexto, a CNC revisou de +18,2% para +19,1% sua projeção para a variação do volume de receitas do turismo. De forma semelhante, a previsão da entidade para o setor de serviços também foi revidada de +5,8% para +6,2% ao fim do corrente ano. Em ambos os casos, confirmadas as previsões, essas atividades registrariam as maiores taxas de crescimento desde o início da PMS.

Clique aqui a veja a Pesquisa Mensal de Serviços da CNC na íntegra.

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA