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Palestra do Encatho detalhou o conceito de gamificação nos hotéis

Direto de Florianópolis (SC) – Você sabe o que é a “gamificação”? O conceito, apresentado por Greyce Lopes – CEO da Promoboo, empresa especializada em Marketing de experiência – como ferramenta para a fidelização de hóspedes em hotéis, foi tema de uma das palestras do segundo e último dia do 32º Encatho & Exprotel, realizado no espaço CentroSul.

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Greyce explicou que a ideia da palestra é trazer um pouco do Marketing de Experiência para o turismo e a hotelaria. “Estamos em transformação, em uma era onde a tecnologia está avançando cada vez mais rápido. Chipes humanos, fábricas automatizadas, carros robóticos, tudo isso está acontecendo e as estratégias de Marketing e fidelização estão mudando também. Quem não se adequar, vai ficar para trás e estamos falando de já, afinal o futuro é agora e até 2025 essas mudanças estarão consolidadas no cenário mundial”, explicou a palestrante.

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O Marketing centrado no ser humano – Human to Human – foi o foco da apresentação: “A personalização está tomando conta do mercado e as marcas precisarão fazer com que seu público invistam e façam parte das estratégias, comprando e se engajando cada vez mais. Marcas que conversam de uma forma vulnerável terão mais atenção do público. Quando falo engajado é realmente participando de todo o processo, conversando com a sua marca. Existem três técnicas para a promoção desse engajamento. A primeira delas é o aplicativo/dispositivo móvel. O ser humano está constantemente interligado”, ressaltou.

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O segundo ponto abordado por Greyce é o relacionamento. “Entender a necessidade do cliente de uma forma bem próxima e em tempo real é essencial para esta nova era. O terceiro, é a gamificação para engajamento e fidelização. Quando falamos disso, já lembramos de jogos, games. Mesmo quem não gosta de games, aprecia um ou outro jogo. Vamos imaginar que na gamificação, todos os elementos de um jogo que seguram o usuário por horas, desde desafios, feedbacks, motivações, objetivos, entre outros. Pegamos tudo isso e trazemos para a nossa estratégia, fazendo uso desse mesmo princípio para o aumento do engajamento dos nossos consumidores”, explicou a palestrante.

Características dos jogos

Segundo a especialista, “um jogo, ninguém é obrigado a participar. Trata-se de uma atividade prazeirosa. Em outro aspecto é um momento de evasão da vida real, o usuário que curtir o universo e o momento do faz de conta que conhecemos na infância. A modalidade também distingue-se da vida comum, fazendo com que o consumidor o entenda como uma brincadeira. O game tem uma ordem própria, ou seja, começo, meio e fim, sendo o fim o alcance do objetivo. Finalmente, um jogo pede ritmo e harmonia”.

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Greyce explicou que todas essas etapas podem ser adaptadas para o negócio de hotelaria, criando uma estratégia que convide o hóspede a continuar engajado e fidelizado. “Podemos transformar os nossos desafios cotidianos de uma forma lúdica, juntando o mundo real com as experiências que queremos proporcionar, criando uma história e um contexto. O hoteleiro pode verificar processos que são vistos como chatos ou morosos e transformá-lo fazendo uso dessas etapas citadas anteriormente”, simplificou.

Para conhecer mais sobre a gamificação, basta entrar no site da Promoboo Live Marketing.

O 32º Encatho & Exprotel é uma realização da ABIH-SC com a Revista Hotéis como mídia oficial. A reportagem viajou a Florianópolis a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Hotel Faial Prime Suites, um dos empreendimentos parceiros da entidade no evento.

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