Padrão Argil implantou com sucesso Hilton Garden Inn em São Paulo
O Hilton Garden Inn Rebouças implantado pela Padrão Argil une localização privilegiada e conveniência para viajantes a negócios e a lazer
Entrou em operação no mês de dezembro, mais um hotel da marca Hilton Garden Inn no Brasil, em parceria da rede Hilton com a Atlantica Hospitality International e a HBR Realty. O Hilton Garden Inn Rebouças 01 e o segundo no estado, que já conta com uma unidade no município de Santo André. O hotel está localizado em um complexo multiuso, o Helbor Wide São Paulo, no bairro de Pinheiros, sendo incorporado pela Helbor Empreendimentos. Além do hotel, o empreendimento engloba unidades residenciais e um mall da bandeira ComVem, operado pela HBR Realty. O edifício foi executado pela MPD Engenharia em 35 meses.
Esse foi o primeiro projeto imobiliário aprovado para a Avenida Rebouças a partir da nova Lei de Zoneamento, de 2016. Além de toda a infraestrutura do hotel, os hóspedes ainda podem usufruir dos espaços do complexo Helbor Wide São Paulo, que conta com 17 pavimentos integrados, onde ficam o centro comercial com 11 lojas com foco em gastronomia – restaurantes como Steak Bife – Erick Jacquin, Outback Steakhouse, Casa Bauducco, Espaçolaser, Pecorino Bar & Trattoria, Spider Kick, Tradi Hamburgers, entre outros. “Esse é um genuíno empreendimento multiuso que traz uma nova alternativa de hospedagem, serviços e lazer para o bairro de Pinheiros. Inauguramos uma operação de alto padrão e com arquitetura diferenciada, em parceria com a Hilton e a Atlantica, em um momento propício de mercado em que percebemos a recuperação dos níveis de ocupação na rede hoteleira de São Paulo”, revela Alexandre Nakano, diretor de operações da HBR Realty.
A localização privilegiada é um dos grandes diferenciais. Fica a 700 metros da Avenida Faria Lima, o coração financeiro da cidade, e possui infraestrutura completa, com comércios, restaurantes, bares, clubes, museus, shoppings, além de fácil acesso às principais vias da cidade, como a marginal Pinheiros; as avenidas Cidade Jardim e Juscelino Kubitschek; e a Rua dos Pinheiros. Somado a isso, está a proximidade da estação de metrô Fradique Coutinho e ainda, à Avenida Paulista, ao Hospital das Clínicas e ao Incor.
Hospedagem estratégica
Leonardo Lido, Diretor de desenvolvimento da Hilton para o Brasil destaca que: “Os turistas que visitam a capital paulista têm agora mais uma opção de hospedagem com o padrão Hilton, em um hotel estrategicamente localizado na Avenida Rebouças, importante região de negócios e lazer, e com uma infraestrutura que faz jus à região, atendendo aos mais diversos públicos”, afirma. “Nós já administramos três hotéis Hilton Garden Inn nas cidades de Santo André, Itajaí e Belo Horizonte. Continuaremos utilizando toda a experiência adquirida ao longo desses anos para oferecer um serviço premiado em espaços sociais acolhedores e comodidades convenientes como a marca prevê”, completa Ricardo Bluvol, Vice-presidente de desenvolvimento da Atlantica.
A contemporânea edificação conta com 170 apartamentos com uma moderna infraestrutura para maximizar o conforto dos hóspedes e isso inclui: estação de trabalho, wi-fi, SmarTV LCD, frigobar, ar-condicionado, cofres e fechaduras eletrônicas das marcas Onity e Assa Abloy, colchão Pikolin, enxoval de cama e banho da Döhler, secador de cabelo e kit de amenidades, sendo adaptado para PcD (Pessoa Com Deficiência) e pet-friendly. Nos banheiros foram implantados diversos acessórios da marca Metalworks by Crismoe, como toalheiros, barras de apoio, bancos articulados, porta-shampoo, saboneteiras, papeleiras e cabides. A empresa também forneceu outros itens como fecho trifor (com calço e batente) e amortecedor para porta, todos em materiais nobres (latão cromado e aço inoxidável) e dez anos de garantia.
Os hóspedes podem usufruir de espaços sociais acolhedores, com wi-fi gratuito em todos os ambientes, como na academia de ginástica, que conta com equipamentos de última geração. O seu restaurante, o Madregaia, serve refeições à la carte durante o dia todo, além de room service à noite. O espaço também conta com serviço de bar, sendo ideal para um drink no final do dia ou uma reunião descontraída. Na loja de conveniência, há diversas opções de bebidas, snacks e refeições congeladas.
A Schipper foi a empresa escolhida para o fornecimento dos seletos utensílios operacionais. Os copos coloridos de design especial e os talheres que compõem a mesa são da WMF, importante fabricante alemã como também todos os talheres de serviço. Os copos complementares da operação são da italiana Bormioli Rocco. O buffet foi cuidadosamente equipado com o que existe de melhor para enaltecer a apresentação dos alimentos. Da renomada empresa alemã Schonwald foi escolhido o sistema modular de resfriamento composto de boxes de madeiras e cubas em porcelanas em padrão Gastronorm (GN). Ainda para dar destaque aos alimentos e impressionar os hóspedes foram selecionadas as lindas e super resistentes travessas alemãs da APS em Melamina Premium cujas formas e cores dão vida ao serviço. Para completar e dar mais classe ao Buffet a Schipper forneceu a linha de módulos em madeira que dão suporte e variações de alturas para as travessas e elementos do Buffet. As áreas de produção na cozinha & confeitaria foram equipadas com as melhores opções nacionais e internacionais de utensílios profissionais de alta performance destacando os da francesa Matfer e da espanhola Lacor, além das Cubas GN com bordas reforçadas.
Projeto moderno e funcional
O escritório Consuelo Jorge Arquitetos é quem assina o projeto de arquitetura de interiores desse hotel. “Projetar um hotel é sempre um grande desafio tanto do ponto de vista estético, mas principalmente funcional. Trazer uma nova marca amplifica esse desafio e nos coloca em contato com uma série de diretrizes que precisam ser contempladas. Com toda experiência que adquirimos ao longo desses anos projetando diversos hotéis para muitas bandeiras e na implantação de novos produtos no mercado brasileiro, sabemos que nem sempre o briefing que chega de fora se adapta ao nosso mercado. Seja pela disponibilidade de materiais e forneceres, seja pelo comportamento e cultura local. No Hilton Garden Inn isso não foi diferente, apresentamos novas soluções além das diretrizes que recebemos criando um espaço com identidade brasileira, regional e com design que permite aos hóspedes se sentirem em um ambiente que valoriza o Brasil e as nossas raízes. Podemos falar que nesse projeto fomos muito felizes na proposta desde o conceito inicial, a toda concepção que foi aprovada logo de início”, revela a arquiteta Consuelo Jorge.
De acordo com ela, o maior desafio desse projeto de interiores foi atender as necessidades do empreendimento em um espaço tão compacto. “Ainda assim essa realidade não impediu que o hotel apresentasse muito conforto e estilo como na recepção, que está cheia de elementos em madeira, área personalizadas de atendimento, diversas tipologias de assento e apoio com área de conveniência 24 horas. O restaurante, no andar superior, segue o mesmo tema proposto pela marca com uma atmosfera tropical chic, elementos do design brasileiro e um charmoso bar de apoio. O ambiente precisava ser flexível o bastante para atender tanto o café da manhã, quanto momentos mais intimistas com o bar de apoio sendo um local de encontro para os hóspedes. Dentro dos quartos tivemos o mesmo sucesso na aprovação da proposta. Os desafios ficaram por conta da especificação de materiais eficientes e ao mesmo tempo bonitos esteticamente. É sempre muito importante essa criação estar alinhada com as expectativas da operação visando minimizar a manutenção e longevidade dos materiais empregados. No geral o que se vê no projeto como um todo é uma personalidade brasileira em cores que exaltam nossa cultura, materiais como madeira, plantas e estampas que provocam o público de maneira surpreendente e alinhada com o conceito da marca”, concluiu Consuelo.
Desafios da construção e implantação
De acordo com Adilson Miziara, Gerente de Obras da Helbor, a moderna edificação foi executada pela MPD Engenharia. “A obra iniciou em setembro de 2018 e foi concluída em julho de 2021. Em razão de estar situada num corredor de trânsito tão importante da cidade, como é a Avenida Rebouças e o local se encontra dentro da ZMRC – Zona de Máxima Restrição de Circulação, a logística foi decisiva. Tivemos que desenvolver um estudo de logística apurado e programações detalhadas, tendo em vista que nessa região os materiais e equipamentos pesados de obra só podem ser recebidos em horários específicos. É limitado ao período da noite e madrugada, de segunda a sexta-feira, bem como um horário um pouco mais estendido aos sábados, em parte da tarde. A solução para atender essa limitação foi termos uma equipe eficiente para efetuar as programações (equipe diurna), e um time também muito competente para gerir as entregas durante o período noturno”, explicou Miziara.
E essas restrições de tráfego de veículos, somadas a logística de recebimento de material dentro do prazo certo e a implantação em plena pandemia da COVID-19, foi um grande desafio para a Padrão Argil. “Em nossos 21 anos de experiência em implantação hoteleira não havíamos enfrentado um desafio desse porte. Foi nossa primeira implantação no meio de uma pandemia mundial e um dos maiores desafios foi conseguir que os fornecedores atendessem nossa necessidade dentro do prazo de entrega. A matéria prima de muitos produtos estava em falta e conseguir os preços sem os reajustes de inflação que assolaram o Brasil no ano passado, foi uma tarefa árdua. Para conseguir encarar esses desafios, utilizamos todo nosso relacionamento com os melhores fabricantes e distribuidores de produtos para hotelaria do Brasil, revela Francisco Santos, Sócio diretor da Padrão Argil.
Ele lembra que em projetos como o do Hilton Garden Inn Rebouças, existe um tempo de execução para cada item de implantação. “Por isso, para o nosso cronograma físico ser atendido necessitamos de uma operação logística perfeita para não causar atrasos e prejuízos. Tivemos grande sinergia com a equipe da obra. Viabilizamos a implantação hoteleira com a compatibilização dos projetos de civil e de interiores, e conseguimos atingir um grau de eficiência acima da média. Entregamos os ambientes com qualidade e no prazo previsto, mesmo com a inclusão ao longo da execução de um restaurante no centro de eventos e uma academia de fitness. E no sentido de maximizar o conforto e segurança dos hóspedes, implantamos nessa edificação o sistema Ubiquit de access points wi-fi, detector de fumaça independente, controlador de acesso para elevador tipo RFID, piso melamínico de alta resistência que contribui para a redução de ruídos, fechos trifor, economizador de energia inteligente, colchões de alto padrão, papel de parede que proporciona conforto e elegância entre outros itens. Tivemos sucesso em mais esse projeto desenvolvido com apoio total da Helbor, da HBR Realty e da MPD Engenharia, que confiaram na nossa empresa, sempre com o apoio dos nossos parceiros”, concluiu Santos.