AconteceuÚltimas Notícias

Os novos benefícios da hotelaria com uso da Web3 e o Metaverso

*Por Luiz Marcos Fernandes em colaboração para a Equipotel 2022

Durante a realização da Equipotel, os participantes tiveram oportunidade de assistir também a palestras, como parte da programação do CONOTEL que abordaram temas técnicos, e perspectivas da indústria do Turismo. Entre os temas apresentados, um deles destacou a utilização das novas tecnologias com o uso da Web3 e do universo do Metaverso.

Publicidade
Harus

 

Na ocasião, a consultora de eventos, Vanessa Martin, consultora de eventos que também é professora e autora de vários livros sobre o tema, destacou a necessidade do mercado hoteleiro se aprofundar no conhecimento para uso das novas tecnologias como forma de reduzir custos e aumentar a rentabilidade. “Atualmente os dados online fornecidos acabam ancorados e hospedados como âncoras em diferentes plataformas. Temos observado que com o uso da Inteligência Artificial, bem como das novas ferramentas, se busca obter maior segurança por parte dos usuários no que diz respeito a dados e números fornecidos. Isso se consegue por meio do Metaverso, que permite reunir a realidade aumentada e virtual como formas de apresentação do produto”.

A consultora citou ainda algumas ferramentas e o uso cada vez maior das cripto moedas, que a seu ver têm um funcionamento semelhante ao das bolsas de valores. “Atualmente já existem empresas da área de turismo que utilizam o  Blockcain, uma plataforma capaz de colocar suas informações numa rede mundial sem que fiquem ancoradas em algum lugar” destacou. Citou também o exemplo do volume cada vez maior das Bitcoins e da Eterium. “Atualmente você já é capaz de realizar negócios por parte do mercado hoteleiro utilizando as Bitcoins. Do mesmo modo que pelo sistema NFT você pode comprar passagens, hospedagem e ingressos para atrativos turísticos. Isso já acontece com maior frequência no mercado esportivo, ou seja, é mais uma oportunidade ao empresário de agregar valor ao seu negócio”, destacou.

Publicidade
Clima ao Vivo

Segundo um levantamento apresentado pela executiva existem atualmente 42 universos mais ou menos imersivos. Lembrou que o Metaverso permite ao hoteleiro inserir o mundo virtual com a realidade imersiva. “Isso pode erar uma grande oportunidade tanto para o setor turístico expandir seus negócios, como também para a hotelaria”. Citou como exemplo as redes Marriot e Hilton que já fazem uso dessas novas tecnologias, seja para treinamento e capacitação de mão de obra, como para reservas. “Temos observado que o cliente mudou e utiliza cada vez mais informações online para suas viagens e programas. Temos que mudar também a nossa percepção de mercado” ressaltou.

Palestra sobre o universo do Metaverso (Foto – Luiz Marcos Fernandes)

Antes de encerrar sua palestra destacou duas ferramentas que podem ser utilizadas pelo mercado hoteleiro. “Uma delas é a cross selling, que oferece ao hóspede um melhor experiência com os meios de hospedagem. Já o Digital Twining garante maior otimização no controle de funcionários e manutenção preventiva”.  Para ela, o universo das novas tecnologias no segmento hoteleiro permite ampliar os programas de  fidelização com a utilização de tokens, de modo a oferecer ao hospede um verdadeiro club de vantagens com upgrades e diárias de cortesia. Lembrou ainda da Crowdfunding que pode ser utilizada pelo empresário no cálculo de reformas, expansão e revenda de cotas para seus clientes. Para ela as novas tecnologias já permitem levar o cliente até mesmo a uma viagem virtual pelo hotel. “O universo do Metaverso permite criar novas oportunidades ao empresariado para implementação de um marketing personalizado e a comercialização unidos de forma imersiva.

Manoel Linhares, presidente da ABIH entrega uma lembrança a Vanessa Martin (Foto – Luiz Marcos Fernandes)

Ao encerrar lembrou que todas essas plataformas e ferramentas devem ser estudadas com todo cuidado pelo empresariado de modo a garantir que se adquira produtos sem riscos e que venham atender as necessidades do mesmo. “E lembrem-se sempre que o foco deve ser a pessoa enquanto a tecnologia é apenas um meio de garantir melhores resultados para seu negócio”, finalizou.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA