Os novos benefícios da hotelaria com uso da Web3 e o Metaverso
*Por Luiz Marcos Fernandes em colaboração para a Equipotel 2022
Durante a realização da Equipotel, os participantes tiveram oportunidade de assistir também a palestras, como parte da programação do CONOTEL que abordaram temas técnicos, e perspectivas da indústria do Turismo. Entre os temas apresentados, um deles destacou a utilização das novas tecnologias com o uso da Web3 e do universo do Metaverso.
Na ocasião, a consultora de eventos, Vanessa Martin, consultora de eventos que também é professora e autora de vários livros sobre o tema, destacou a necessidade do mercado hoteleiro se aprofundar no conhecimento para uso das novas tecnologias como forma de reduzir custos e aumentar a rentabilidade. “Atualmente os dados online fornecidos acabam ancorados e hospedados como âncoras em diferentes plataformas. Temos observado que com o uso da Inteligência Artificial, bem como das novas ferramentas, se busca obter maior segurança por parte dos usuários no que diz respeito a dados e números fornecidos. Isso se consegue por meio do Metaverso, que permite reunir a realidade aumentada e virtual como formas de apresentação do produto”.
A consultora citou ainda algumas ferramentas e o uso cada vez maior das cripto moedas, que a seu ver têm um funcionamento semelhante ao das bolsas de valores. “Atualmente já existem empresas da área de turismo que utilizam o Blockcain, uma plataforma capaz de colocar suas informações numa rede mundial sem que fiquem ancoradas em algum lugar” destacou. Citou também o exemplo do volume cada vez maior das Bitcoins e da Eterium. “Atualmente você já é capaz de realizar negócios por parte do mercado hoteleiro utilizando as Bitcoins. Do mesmo modo que pelo sistema NFT você pode comprar passagens, hospedagem e ingressos para atrativos turísticos. Isso já acontece com maior frequência no mercado esportivo, ou seja, é mais uma oportunidade ao empresário de agregar valor ao seu negócio”, destacou.
Segundo um levantamento apresentado pela executiva existem atualmente 42 universos mais ou menos imersivos. Lembrou que o Metaverso permite ao hoteleiro inserir o mundo virtual com a realidade imersiva. “Isso pode erar uma grande oportunidade tanto para o setor turístico expandir seus negócios, como também para a hotelaria”. Citou como exemplo as redes Marriot e Hilton que já fazem uso dessas novas tecnologias, seja para treinamento e capacitação de mão de obra, como para reservas. “Temos observado que o cliente mudou e utiliza cada vez mais informações online para suas viagens e programas. Temos que mudar também a nossa percepção de mercado” ressaltou.
Antes de encerrar sua palestra destacou duas ferramentas que podem ser utilizadas pelo mercado hoteleiro. “Uma delas é a cross selling, que oferece ao hóspede um melhor experiência com os meios de hospedagem. Já o Digital Twining garante maior otimização no controle de funcionários e manutenção preventiva”. Para ela, o universo das novas tecnologias no segmento hoteleiro permite ampliar os programas de fidelização com a utilização de tokens, de modo a oferecer ao hospede um verdadeiro club de vantagens com upgrades e diárias de cortesia. Lembrou ainda da Crowdfunding que pode ser utilizada pelo empresário no cálculo de reformas, expansão e revenda de cotas para seus clientes. Para ela as novas tecnologias já permitem levar o cliente até mesmo a uma viagem virtual pelo hotel. “O universo do Metaverso permite criar novas oportunidades ao empresariado para implementação de um marketing personalizado e a comercialização unidos de forma imersiva.
Ao encerrar lembrou que todas essas plataformas e ferramentas devem ser estudadas com todo cuidado pelo empresariado de modo a garantir que se adquira produtos sem riscos e que venham atender as necessidades do mesmo. “E lembrem-se sempre que o foco deve ser a pessoa enquanto a tecnologia é apenas um meio de garantir melhores resultados para seu negócio”, finalizou.