Publicidade
Trofeu fornecedor

O que um hotel precisa para crescer a classificação por estrelas?

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Provavelmente, você já deve ter visto alguém se baseando no sistema de estrelas de hotéis para definir a qualidade de alguma coisa. Mas este sistema é utilizado para definir as especificações que cada estabelecimento fornece para seus hóspedes.

Publicidade
Pikolin

Estes critérios, pelo menos em território nacional, são avaliados pelo Ministério do Turismo e pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, lançado em 2012, como uma forma de regular os estabelecimentos para a chegada dos eventos da época, que prometiam muitos turistas.

Esse sistema serve para detalhar diversas funcionalidades da hospedagem, como café da manhã, horários de recepção e até mesmo se o hotel apresenta algum cuidado especial com o meio ambiente.

Para que os hotéis consigam estas classificações, eles precisam obedecer a diversas regras e padrões, podendo ir de nove requisitos a mais de 30.

Muitas vezes, escolher um hotel com uma classificação mais baixa não quer dizer que ele seja pior, mas, sim, o que mais se adequa ao que você necessita no momento. Por isso, é essencial saber o que cada uma destas estrelas significa.

Uma estrela

Para o hotel receber esta classificação ele precisa de uma recepção aberta durante 12h e disponível 24h por telefone. Também é necessário servir café da manhã, guarda de valores e monitoramento de expectativas e impressões dos hóspedes.

É cobrado também um sistema que permite a redução de consumo de energia elétrica e água do estabelecimento, como no uso de ventilador, ou dos chuveiros, e ter ao menos 65% dos quartos com uma área útil de pelo menos 9 m² e troca de roupa de cama de, pelo menos, uma vez por semana.

Publicidade
Anufood

Duas estrelas

Apesar de serem semelhantes aos hotéis com a opção de uma estrela, não necessitam prover climatizador ou TV nos quartos, apesar de precisarem ter uma área útil de 11 m².

Mas não se deixe enganar. Apesar disso, é necessário possuir sala de estar com televisão, pagamento para cartões de crédito ou débito e ainda uma troca regular de roupas de cama de, pelo menos, duas vezes por semana.

Três estrelas

Estes tipos de estabelecimentos têm de oferecer um serviço de recepção aberto por 18h, estacionamento, restaurante, serviço de lavanderia, climatização, TV com canal por assinatura em todos os quartos e ainda internet nas áreas sociais e nos quartos.

Apesar de tudo isso, não é necessário oferecer quartos grandes, sendo a medida mínima de 13 m² por quarto.

Quatro estrelas

O grande diferencial deste tipo de estabelecimento é a obrigatoriedade de ao menos 90% de todas as habitações possuírem no mínimo 15 m², serviço de recepção 24h, bar, restaurante à la carte, manobristas, minirrefrigeradores e mesa de trabalho.

O hotel ainda precisa oferecer ao menos três tipos de serviços “especiais”, como salões de beleza, venda de jornais/revistas, farmácia e baby sitter.

Publicidade
Onity

Cinco estrelas

Os hotéis com essa classificação, além de juntar todos os requisitos listados acima, oferecem salão de eventos e ponto de informação ao cliente. Ele ainda deve se enquadrar em 33 regras de alta sofisticação, como roupão e chinelo, além de disponibilizar opções vegetarianas e dietas especiais para os hóspedes.

Os quartos devem ter no mínimo 17 m², além de um salão de eventos e as banheiras servirem como um item opcional.

Essa classificação é para todos os hotéis?

Essa classificação varia em outros países, porém aqui no Brasil existem alguns hotéis e resorts que optam por não serem avaliados pelas regras deste sistema, mas não podem exibir as estrelas nas fachadas ou nos materiais promocionais.

Em outros países, as regras que definem cada sistema alternam, fora que a classificação também muda, apesar de serem semelhantes em vários pontos. Na Grã-Bretanha, é medida em coroas; na Grécia, através de letras; na Índia, em pontos; e em diamantes nos EUA e no Canadá.

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA