Novotel Marina em Recife deve revitalizar centro da cidade
Complexo multiuso, localizado no Cais de Santa Rita, conta com hotel, marina e centro de convenções
Direto de Recife (PE) – Na manhã desta quinta-feira (09), houve visita técnica da mídia especializa às obras do Novotel Recife Marina, parte do complexo no Porto Novo Recife que promete requalificar e trazer novos ares para área histórica da capital pernambucana. O projeto com investimentos que somam R$ 200 milhões, tem o propósito de transformar o local em um grande complexo multiuso, com infraestrutura para o turismo, cultura, lazer e negócios.
Localizado no Cais de Santa Rita, o conjunto de empreendimentos compreende espaço de feiras e eventos, hotel e marina com classe internacional. Com obras aceleradas, os dois últimos devem ser finalizados ainda em 2023, com operações previstas para começar em 2024. A expectativa é que a operação comece em fevereiro do ano que vem, estando disponível para atender a demanda do carnaval.
A rede francesa Accor será responsável pela operação do Novotel Recife Marina que terá 299 apartamentos, sendo vinte 20 suítes. Com projeto assinado pelo arquiteto Jerônimo Cunha Lima, o visual remete à imagem de uma grande embarcação. O hotel é composto por cinco pavimentos, sendo quatro de apartamentos e o rooftop com academia de ginástica, spa, piscina, bar e um charmoso restaurante. O empreendimento contempla ainda outras duas operações gastronômicas, estando a segunda localizada no térreo do hotel e sendo terceira da rede Bargaço, na ampla praça que dá acesso aos empreendimentos. É principalmente por meio dessa praça que tanto o hotel quanto a marina e o centro de convenções se comunicam com a cidade e com a sua história.
Para facilitar ainda mais esse diálogo entre o passado, o presente e o futuro, o projeto inclui uma grande alameda arborizada com uma via coberta dedicada aos pedestres, ligando o complexo multiuso ao Mercado de São José. Já a Recife Marina, de classe internacional, com capacidade média de atracação de até 200 barcos, lojas de produtos e serviços náuticos, promete atrair passageiros náuticos estrangeiros e de todo o País.
O primeiro Centro de Convenções do Recife, batizado de Recife Expo Center -REC -, instalado no local dos armazéns 16 e 17, tem previsão de começar as atividades em junho de 2024. O espaço de eventos do Porto Novo Recife está sendo erguido em uma área total de 7 mil m², em frente ao hotel, e capacidade para receber cerca de sete mil pessoas. A estrutura terá um total de dez salas multifuncionais, que podem ser moduladas, reunindo cerca de mil pessoas, além de auditório com capacidade para comportar até 1,7 mil pessoas. O equipamento ainda contará com um pavilhão de feiras em conformidade com o que há de mais atual no segmento.
O complexo é de responsabilidade da iniciativa privada, por meio da Incorporadora Porto Novo Recife, formada pelo consórcio de quatro empresas pernambucanas: Máxxima Empreendimentos, GL Empreendimentos, Excelsior Seguros e Hima Participações. A administração do centro de convenções ficará a cargo da empresa formada pelas participantes do consórcio privado, além da Pmais Eventos e da Insight Feira & Negócios.
*A visita faz parte da programação da cobertura da Revista Hotéis na HFN – Hotel & Food Nordeste, a equipe está hospedada no Marante Plaza Hotel