No Dia Mundial do Turismo, 50ª edição da ABAV Expo tem inicio
Mais mais de 2 mil marcas estão reunidas e expectativa de 40 mil visitantes
Matéria com colaboração de Luiz Marcos Fernandes
Teve início no final da manhã de hoje no Riocentro, no Rio de Janeiro, a 50a edição da Expo ABAV, uma das maiores feiras de Turismo da América Latina. O evento que é promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens celebra 50 anos de história e inicia justamente no Dia Mundial do Turismo que é comemorado hoje (27 de setembro).
Por isso, a abertura foi muito simbólica e prestigiada por várias autoridades públicas e representantes de entidades do turismo como: Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, o Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o Presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, entre outras autoridades. A ABAV espera receber mais de 40 mil pessoas nesse evento que prossegue até essa sexta-feira, dia 29 de setembro, podendo se consolidar como a maior edição da história, pois reúne mais de 2 mil marcas. Isso representa um crescimento de 30% em comparação a edição do ano passado.
Entre os vários discursos que seguiram, a Presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, destacou o papel dos agentes de viagens que a seu ver não recebem o devido reconhecimento: “Somos responsáveis por 80% da comercialização dos pacotes de viagens, mas eu me pergunto: esses profissionais ocupam o lugar de destaque que merecem ter?”. Ela também lembrou que as agências de viagens foram responsáveis por um faturamento de R$80 bilhões no setor no ano passado. O prefeito Eduardo Paes agradeceu a realização do evento na cidade e fez um apelo para que o mesmo permaneça no Rio de Janeiro. “Vamos encampar essa ideia: a prefeitura vai disponibilizar uma verba na ordem de R$30 milhões para que isso aconteça” prometeu.