Multipropriedade consolidada no Brasil atrai players internacionais

Esse modelo de negócio é hoje a grande alavanca de novos hotéis no Brasil, possui um bom arcabouço jurídico, mas exige vigilância e cuidados

Se existe um segmento na hotelaria que continua crescendo de forma vertiginosa é o da multipropriedade. A Caio Calfat Real State Consulting apresentou em maio de 2023 um estudo sobre o cenário de multipropriedade no Brasil. Ele apontou que esse modelo de negócios já está presente em 81 cidades de 19 estados com 189 empreendimentos com um VGV – Valor Geral de Vendas de quase R$ 60 bilhões.

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O próximo estudo começa nesse mês de março, mas o Consultor Caio Calfat assegura que a multipropriedade está estável e crescendo de forma orgânica. “Novos empreendimentos que sairá esse ano, eram empreendimentos que já estavam para serem lançados antes, mas por causa da pandemia eles foram adiados.  O que percebemos é que já existe um início de consolidação desse produto no mercado. As novas redes hoteleiras entrantes ou são grandes redes hoteleiras ou redes hoteleiras formadas por profissionais gabaritados, com experiência no mercado que resolveram criar uma rede hoteleira específica para multipropriedade. O caso da Atlantica, por exemplo, que criou uma divisão específica dentro da Atlantica para administrar a multipropriedade. A mesma coisa aconteceu com a Atrio através da Livá e a Trul Hotéis que vem ganhando espaço cada vez mais no mercado. Outra boa notícia, que mostra essa consolidação são as grandes incorporadoras entrando neste processo para fazer multipropriedade em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro”, revela Calfat. Ele informa a multipropriedade têm atingido todas as classes sociais, todas as faixas de renda, todas as faixas de idade e também o estado civil. “Até solteiro está comprando, assim como casados sem filhos, viúvos, casal de idosos e isso é muito bom”. Com essa demanda crescente, ele arrisca um palpite de um crescimento de 12 a 15% no próximo estudo, tanto no VGV, quanto ao número de novos empreendimentos. Em número de estados, provavelmente haverá um crescimento também.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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