Igreja e Convento de São Francisco em Salvador (BA)
Essa igreja é reconhecida como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo
A Igreja e Convento de São Francisco fica no Largo do Cruzeiro, que se articula com o Terreiro de Jesus, no centro histórico de Salvador. Por sua riqueza, a igreja é considerada como uma das mais espetaculares expressões do Barroco no Brasil, tendo sido tombado pelo IPHAN em 1985.
Também foi eleito uma das sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Seus azulejos portugueses do século 18 reproduzem o nascimento de São Francisco e estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro: folhas, pelicanos, flores, anjinhos.
A igreja conta com uma exuberante decoração interna, imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras-primas da arte sacra, muito jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal, púlpitos e teto com várias pinturas sacras, além de imagens de santos e santas. Todas as superfícies do interior – paredes, colunas, teto, capelas – são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos.
O teto da nave possui pinturas sobre o ciclo mariano e a sacristia também é ricamente decorada. O corredor que a interliga à igreja tem o teto e azulejos pintados com cenas bíblicas. Dali sobe-se por uma escada às tribunas e coro da igreja e ao piso superior do convento. A passagem é ornada com azulejos mostrando cenas diversas: alegorias dos sentidos e dos meses do ano, paisagens, combates e cenas pastorais e de Lisboa antiga.