TV Hotéis

Catedral-Basílica Primacial de São Salvador

Ela foi fundada em 1552, sendo a primeira do Brasil e por isso leva o nome de primaz.

Ela foi fundada em 1552, sendo a primeira do Brasil e por isso leva o nome de primaz. Está localizada no centro histórico de Salvador e sua arquitetura é em estilo maneirista e o revestimento da fachada e do interior é de pedra de lioz importada de Portugal especialmente para a construção. As paredes são revestidas até meia-altura de azulejos pintados, o piso e os altares são compostos de mármores coloridos, oriundos de Portugal e Itália. Conta com muitos entalhes em madeira revestido com muitas folhas de ouro.

Possui uma única nave, uma capela-mor ladeada de duas pequenas capelas, mais duas capelas no transepto e outras ao longo da nave. O teto da nave tem uma rica decoração em talha com símbolos jesuíticos, em cujo centro se encontra um grande medalhão radiante com o monograma IHS. Possui mutas lápides de sepulturas, como a de Mem de Sá (terceiro governador-geral do Brasil). A igreja é bem cheia de ricos ornamentos de damasco branco e roxo, veludo verde e carmesim, todos com tela d’ouro. Debaixo de uma lápide de mármore do altar-mor existe uma escadaria que servia de acesso a uma antiga catacumba.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA