Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Marriott São Paulo Airport aplica conceitos de ESG no cotidiano

Dos pilares em inglês Environmental, Social and Governance, a agenda em torno do ESG ganha cada vez mais espaço e importância na rotina das empresas. As ações de ESG, para que sejam implementadas, precisam estar não apenas entre as lideranças, mas devem contar com o envolvimento de diferentes integrantes da equipe. E esse é um dos objetivos do Marriott São Paulo Airport Hotel, localizado em Guarulhos (SP).

Publicidade
Harus

Em Environmental, com o foco em sustentabilidade, José Welitano, Supervisor de Limpeza, por exemplo, trouxe uma ideia: reutilizar itens que existiam em grande quantidade no hotel. Foi quando pequenas garrafas de vinho, feitas de vidro, foram transformadas em vasinhos de flores que hoje fazem parte da decoração do restaurante Café Deville. Na mesma linha, Adriana Garcia, Gerente de Alimentos e Bebidas, pensou em outras garrafas de bebidas, de diferentes formatos, que foram transformadas em parceria com a empresa especialista em produtos sustentáveis de vidro Speculo Eco Design, em uma série de pequenos recipientes para servir comidas e bebidas com foco na área de eventos. E com esses novos recipientes, por que não um cardápio sustentável, com itens frios, quentes e doces para coquetel ou coffee break? Aí entrou a criatividade do Chef Valdir Almeida e sua equipe, que deram vida a um menu elaborado com partes de frutas e vegetais que geralmente são descartadas como as cascas e miolos, entre eles: Antepasto de cascas de raízes ao coulis de folha de rabanete; Almôndegas de cascas de banana com vinagrete de açaí; e Tortinha gelada de coco verde com geleia de casca de maracujá e farofinha de pão amanhecido.

Publicidade
Fispal

Nilton Cambé, Gerente geral do Marriott São Paulo Airport Hotel, conta que, além do engajamento dos colaboradores, diversas ações já eram aplicadas e estão trazendo ótimos resultados. “Há avisos de conscientização e sustentabilidade nos quartos em relação à troca de toalhas que ajudam a reduzir a utilização de produtos químicos, água, energia, etc; captação de água de chuva para utilização em atividades no hotel como regar plantas; lâmpadas LED de alta eficiência energética; separação de lixo orgânico e reciclável; bomba de calor moderna e altamente eficiente; evitamos sempre que possível o uso de utensílios descartáveis de plástico e utilizamos produtos que auxiliam na economia de água, pois não precisam de enxágue em pisos, paredes, chapas e mesas”, afirma.

Seguindo dentro da relevância do ESG, entre as ações de Social, é feita doação de enxoval em parceria com Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Guarulhos; curso de capacitação em parceria com órgãos públicos com o objetivo de formar novos profissionais na área de governança; visita dos colaboradores a lares de idosos e campanha anual de doação de sangue para o Hospital Geral de Guarulhos.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA