Publicidade
FOHB

Conheça maneiras de melhorar a sustentabilidade dos hotéis

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 7 minutos

O conceito de sustentabilidade vem ganhando uma importância cada vez maior dentro do mercado, sendo um tipo de responsabilidade que os mais diversos tipos de negócios devem olhar com atenção, de forma a otimizar suas ações ao encontro do público. Algo positivo para alcançar uma boa percepção com a audiência de um mercado em particular, no entanto existem outros benefícios capazes de destacar a aplicação da concepção de sustentabilidade aos seus negócios, sendo possível até mesmo otimizá-los.

Publicidade
Faitec

E tal melhoria do mercado não necessariamente depende de uma exploração extensiva do meio ambiente, indo em um caminho contrário ao que acontecia antigamente no setor comercial, no qual as atividades da indústria associavam-se a uma alta retirada de recursos. Um cenário diferente do que acontece com o mercado atual, onde os serviços de uma empresa de análise ambiental recebe uma grande consideração por meio do ambiente comercial, com diferentes companhias estando em busca de algum auxílio ambiental.

De forma a trabalhar com estratégias que não agridam de forma nenhuma o meio ambiente, ao mesmo tempo em que permita com que tal empreendimento continue a executar todos os seus serviços esperados, mesmo diante de uma mudança de comportamento na gestão. Isso sem contar com a necessidade de estar ligado às regras ambientais que foram estabelecidas nos últimos anos, visando justamente garantir com que as atividades industriais deixem de trazer impactos negativos à natureza, tal como ocorria anteriormente.

Publicidade
Tramontina

Um cenário que torna necessário para quem atua no ramo de construções, por exemplo, entrar em contato com uma empresa especializada em licenciamento ambiental, de forma a conseguir uma liberação para dar início ao levantamento de um prédio em um local.  Principalmente quando se trata de uma área próxima à natureza, na qual além da construção em si, outras questões associadas a essa obra, como o descarte de dejetos, pode fazer com que essa atividade acabe resultando em algo negativo ao meio ambiente. De forma a evitar esse tipo de situação negativa, capaz de trazer danos até mesmo para o seu negócio, torna-se essencial que uma companhia saiba como trabalhar com o conceito de sustentabilidade, começando pelo conhecimento necessário sobre esse tipo de ideal.

Conheça maneiras de melhorar a sustentabilidade dos hotéis

A sustentabilidade é pauta de preservação da vida no planeta – Foto de Rawpixel.com – Freepik

A que se refere a sustentabilidade?

A condição de sustentabilidade ambiental está atrelada à adoção de práticas que mantenham um equilíbrio entre o processo de extração dos recursos naturais de acordo com a disponibilidade desse tipo de materiais na natureza. Permitindo assim que tais substâncias possam até mesmo multiplicar-se no ambiente natural, impedindo dessa forma que exista algum tipo de extinção desses elementos. Um cenário que se torna positivo tanto para o meio ambiente como para as empresas.

Isso diante da constante necessidade do setor industrial de contar com o acesso a matérias-primas que servirão de base para os seus produtos e serviços a serem disponibilizados dentro de um mercado específico. Como a precisão do setor agrícola de trabalhar com um sistema de adubação orgânica, para assim garantir a qualidade dos diferentes tipos de colheita que podem ser exploradas dentro de uma região de plantio, seja para a venda ou para o consumo particular.

Publicidade
Harus 1

Tudo a fazer com que a ideia de sustentabilidade venha sendo trabalhada pelos mais diferentes mercados, operando até mesmo por meio das suas fontes de energia adotadas, tornando-se comum a procura por energias sustentáveis, tal como a captação solar. Um comportamento que se mostra presente não apenas no mercado, mas no próprio perfil dos consumidores, capazes de associarem somente a companhias que se mostram comprometidas em manter uma boa relação com a natureza, através da sustentabilidade. Integração essa capaz de ser vista dos mais diferentes tipos de mercados, de pequenos negócios até mesmo ao setor da indústria. Dentro dessa variedade a área de serviços também precisa se adequar aos métodos sustentáveis, incluindo o setor hoteleiro.

A sustentabilidade dentro dos hotéis

Quanto maior o número de hóspedes em um hotel, maiores se tornam as responsabilidades desse empreendimento, o que inclui também as atitudes a serem tomadas para garantir com que esse negócio consiga se destacar como uma iniciativa sustentável. Englobando a busca por alguns certificados, tais como um ete físico químico, que garanta aos hóspedes desse hotel sobre a adequação do local com o despejo adequado dos seus resíduos ali produzidos, levando-os para uma rede de tratamento de esgoto adequada.

Mas cuidar da sustentabilidade de um hotel passa por atitudes muito mais diversas, abrangendo a escolha dos materiais utilizados, o consumo consciente de elementos naturais, como a água, além de evitar o desperdício de uma forma geral. Atitudes essas que podem fazer com que um hotel conquiste uma série de benefícios em seu mercado, principalmente em relação ao seu público, sendo possível destacar vantagens como:

  • Destaque entre os competidores;
  • Reputação positiva do hotel;
  • Promoção da consciência ambiental;
  • Economia em algumas operações do hotel.

Conjunto esse que faz com que uma rede de hotéis passe a atuar com equipamentos de controle ambiental, além de adotar outras estratégias, para assim ter acesso a todos os benefícios citados, além de muitos outros que podem ter ligação com a sustentabilidade. E para que tal conceito possa ser trabalhado no setor hoteleiro, algumas aplicações específicas precisam ser empregadas.

Conheça maneiras de melhorar a sustentabilidade dos hotéis

Reduzir uso de papel e reclicar material plástico é fundamental – Foto – Freepik

Garantindo a sustentabilidade em um hotel

Para que um hotel consiga se destacar como um ambiente conectado a um ideal sustentável, é preciso que a sua gestão esteja atenta a uma série de práticas que podem ser adotadas, assim como aquelas que devem ser reestruturadas para obter benefícios. Entre as táticas que tornam possível esse tipo de cenário, algumas atitudes, até mesmo práticas, precisam ser consideradas pela organização de um hotel. É válido destacar:

Publicidade
Soluções 1

Redução no consumo de água

A escassez das fontes hídricas está entre as principais preocupações acerca da manutenção da sustentabilidade do planeta, já que se trata de um recurso de grande importância para a vida do planeta. O que faz então que esse uso da água deva ser uma preocupação também de quem trabalha recebendo diversas pessoas diariamente, tal como ocorre em um hotel. Sendo importante evitar o desperdício de água, aproveitando até mesmo a água das chuvas. Tudo para evitar qualquer tipo de uso inadequado dessa substância natural, recorrendo até mesmo aos serviços de uma empresa de tratamento de resíduos industriais, para evitar o uso inadequado desse tipo de elemento.

Diminuir gastos de energia

Junto da água, outro elemento que precisa ter seu uso controlado são as fontes de energia elétrica, principalmente em um hotel, onde é necessário garantir a iluminação dos quartos, corredores e até mesmo do sistema de vigilância instalado nesse local. Para tanto, é indicado trocar as suas lâmpadas por modelos mais sustentáveis, de luz fria, capazes de reduzir até mesmo os gastos com a conta de energia. Utilizar sensores nos corredores à noite pode ser uma maneira de evitar as luzes ligadas o tempo todo. Adotar o uso de materiais reciclados. O destino do lixo deve ser uma preocupação de um hotel, mas além disso é preciso também saber como reutilizar tais materiais, uma ação que pode ser conquistada a partir da associação desse negócio como uma rede de coleta e reciclagem. Fora a possibilidade de recorrer a um comercio de recicláveis para adotar o uso de certos materiais, com destaque para o papel, tão usado nas redes hoteleiras.

Reduzir o uso de papel

Além da preferência pelo papel reciclável, outra atitude sustentável nesse sentido é a redução do uso desse material como um todo. Optando, por exemplo, pela adoção de canais digitais para evitar uma utilização excessiva de papel. Usando das plataformas digitais para disponibilizar aos seus hóspedes diferentes tópicos, como:

  • Faturas;
  • Pedido de serviço de quarto;
  • Notas fiscais;
  • Mensagens aos clientes.

Tudo de forma a permanecer a qualidade de atendimento em um hotel, usando então estratégias que, além de serem propícias ao conceito de sustentabilidade, podem também otimizar a relação desse tipo de estabelecimento com os seus visitantes.

Conheça maneiras de melhorar a sustentabilidade dos hotéis

Materiais como papel podem ser reciclados e gerar renda (Foto: Hans/ Pixabay)

Corte de materiais descartáveis

Além do papel, outros materiais descartáveis também devem ser evitados, como copos e talheres de plástico. É mais positivo para um hotel oferecer instrumentos duráveis, que possam ser reutilizados após um processo adequado de higienização.

Publicidade
Revista Hotéis – Instagram

Produtos de limpeza ecológicos

Falando de limpeza, esses materiais podem conter substância nocivas ao ambiente, principalmente se forem descartados de forma incorreta. Para evitar isso, é importante observar o rótulo desses produtos para comprar somente aqueles de base ecológica. Responsabilidade que aumenta de acordo com o tamanho do hotel, com seus diversos quartos a serem limpos de forma diária. Ao adotar todas essas dicas, uma rede de hotéis pode se destacar no mercado como sendo um empreendimento sustentável. Algo a ser afirmado por qualquer tipo de análise de ar ambiente próximo a esse local, de forma a se certificar sobre nenhuma emissão poluente. Tornando este hotel até mesmo mais receptivo ao novo perfil de hóspedes que é possível encontrar hoje na sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA