AconteceuÚltimas Notícias

Lizete Ribeiro palestrou no 22º Encontro da Hotelaria Mineira

Sua palestra foi uma verdadeira aula de empreendorismo e visão de negócios

Direto de Sete Lagoas (MG) – A Diretora comercial e marketing do Grupo Tauá Resorts e Hotéis, palestrou agora há pouco na 22ª edição desse que é o maior encontro do setor em Minas Gerais. O encontro promovido pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação acontece durante o dia de hoje (24 de novembro) no Auditório Parque Natural Estadual Gruta Rei do Mato, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Abordando o tema Desafios e oportunidades da hotelaria de lazer em Minas Gerais, Lizete Ribeiro iniciou sua fala destacando que iniciou na hotelaria familiar tendo como princípio que primeiro o trabalho depois o estudo. “Meu pai era analfabeto até os 17 anos e teve que se alfabetizar para tirar a carteira de motorista de ônibus, mas adorou a ideia de ler e escrever e quis ensinar as pessoas e montou uma espécie de supletivos. Nesse local encontrou minha mãe e houve uma sinergia e com três meses de namoro se casaram. Depois de um certo tempo, meu pai virou vereador e decidiu adquirir um sitio em Roças Novas, que pertence a Caeté. Todo final de semana esse sítio estava lotado, mas as visitas deixavam muita sujeira. Isso deu a meu pai a ideia de montar alguns chalés, sem ele saber absolutamente nada de hotelaria. E foi uma luta danada, mas uma coisa que meu pai nunca abriu mão. Nós temos que servir bem, sorrir e tratar bem as pessoas. Mesmo que tivesse um grande problema pela frente, rir era a melhor maneira de reconhecer o erro e procurar melhorar e isso fez o Tauá virar e ser o sucesso que se encontra hoje em dia”, analisou Lizete.

Publicidade
Clima ao Vivo

Com isso, a unidade de Caeté de 22 quartos foi para 44 quartos e mesmo com os percalços de baixa ocupação durante a semana, meus pais mantiveram sua fé e crescimento. Em 1987 a empresa Vale necessitava de salas para fazer eventos e com isso, conseguimos equilibrar as contas no meio de semana. Em 2001 criamos um super centro de eventos e com isso obtivemos um boom. Com isso nosso pai resolveu fazer um outro hotel e rodamos muito Cabo Frio e não encontramos nenhum terreno. Com isso, escolhemos Atibaia e levamos em consideração que o terreno deveria ser plano, perto de rodovia e no máximo 60 km da capital para fazer acontecer e fechamos negócio em 2005.  Em 2008 colocamos em operação o hotel mesmo com a desconfiança de muitos pelo nosso espírito acolhedor e tivemos muitos aprendizados”, revelou Lizete.

Lizete Ribeiro palestrou no 22º Encontro da Hotelaria Mineira
O Tauá Atibaia foi o primeiro passo de expansão do Grupo Tauá e hoje é um sucesso (Foto: Divulgação)
Publicidade
Ameris

E ela continuou dizendo que: “Começamos a adular, a tratar bem as pessoas e com isso fazendo a diferença e crescendo. Hoje temos 788 apartamentos e um dos maiores centros de eventos do Brasil. E de olho nas oportunidades, em 2010 ganhamos a licitação para o Grande Hotel em Araxá em março de 2010 e assumimos a operação desse hotel que é nosso maior desafio. Mas nos dá muito estímulo e transformamos o Grande Hotel num resort. E em 2017 surgiu a oportunidade e fomos para Alexânia (GO) onde implantamos com dificuldade, principalmente em relação a mão de obra, um projeto super inovador com assinatura de um escritório de arquitetura de Nova York. Em março de 2019 fomos para Nova York e descobrimos muitos parques aquáticos indoor. Depois de muita pesquisa, fizemos uma parceria com uma empresa turca, uma das maiores do mundo no segmento, em que trouxemos muitos equipamentos de ponta e colocamos em operação na unidade de Atibaia em outubro de 2019. Isso deu novamente um upgrade nessa unidade e estávamos muito otimistas, mas chegou à pandemia da COVID-19. Isso impactou de imediato a obra de Alexânia que tinha 500 funcionários e não tínhamos verba para equacionar isso, pois os bancos não abriam linha de crédito. Mas fomos sinceros e transparentes com nossos colaboradores sobre o atual momento que estávamos vivendo. Aos poucos as obras de Alexânia foram retomadas, nossas outras unidades abriram, e o que nos salvou foi a tecnologia do ar utilizado no parque aquático de Atibaia. Isso deu uma grande movimentação e up grade e conseguimos superar as adversidades”, ressaltou Lizete.

Publicidade
Harus

Segundo ela, em 2022 o Grupo Tauá já estava com uma boa performance e resolveram voltar os olhos para a praia. Com isso, passou a ver várias oportunidades. “E depois de muito rodar, fomos conhecer João Pessoa, uma cidade simplesmente espetacular. Com o apoio do Governo da Paraíba e a vontade de transformar o distrito de Cabo Branco num grande destino turístico, em fevereiro desde ano fechamos a parceria. As obras estão em pleno vapor e o hotel abre em dezembro de 2025 inicialmente com 500 quartos e um parque aquático de 5 mil m2, lembrou Lizete.

Lizete Ribeiro palestrou no 22º Encontro da Hotelaria Mineira
Perspectiva aérea de como será o Tauá Resort João Pessoa (Foto – Divulgação)

Um dos sucessos do Grupo Tauá no ponto de vista dela, são os valores intrínsecos desde o início das operações que são: O bem atender, o cumprimentar e o sorrir. Hoje temos 63% dos clientes repetidos e o nosso programa de fidelidade representa 20% de nosso faturamento e nos próximos anos será de 40%. Ou a gente cuida das pessoas ou não conseguimos ninguém para trabalhar na hotelaria. Por isso, temos nossa própria formação e investimos muito na formação, assim como sucessores para se preparar para postos gerenciais. Investir em tecnologia também é uma premissa básica que não abrimos mão. Estamos muito focados em ajudar um ao outro, isso é uma forma de estímulo.

Publicidade
Tramontina

E Lizete concluiu informando dos investimentos em cursos como novas unidades de Atibaia, novos parques aquáticos e os investimentos do reposicionamento da unidade de Araxá para luxo premium.  “Nosso objetivo é crescer em cima das oportunidades apresentadas pelo mercado. Queremos  fechar esse ano com um faturamento de R$ 400 milhões e nosso objetivo é fechar em R$ 1 bilhão em 2026”, concluiu Lizete.

Publicidade
Desbravador

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA