Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Lisboa investe para atrair mais visitantes brasileiros

O ano de 2023 deverá ser marcado pelo impulsionamento do turismo brasileiro, sobretudo no mercado internacional. São o que as estimativas do IPC Maps – banco de dados sobre o potencial de consumo nacional, apontam. Nesse sentido, Lisboa surge como um dos principais destinos dos brasileiros. De acordo com Associação Turismo de Lisboa (ATL), de janeiro a abril de 2023, foram registrados 442 mil pernoites de brasileiros em terras lisboetas — 52% a mais que o mesmo período de 2022 e 3,4% a menos do que 2019.

Publicidade
Ameris

O segmento do turismo nacional deverá movimentar cerca de R$ 82,7 bilhões ao longo deste ano — quase R$ 15 bilhões a mais que no ano passado. Da mesma forma, segundo dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2022 a quantidade de voos domésticos e internacionais cresceu 39% em comparação a 2021. Nesse contexto, os destinos internacionais contabilizaram aproximadamente 100 mil voos, o que representa um aumento de 89% sobre os 53 mil registrados no ano anterior. O número de passageiros transportados aumentou 227%, saltando de 5 milhões para 16 milhões.

Lisboa investe para atrair mais visitantes brasileiros
Até maio deste ano, mais de 580 mil brasileiros passaram pelo menos um dia inteiro na capital portuguesa (Foto: Divulgação)

Segundo a Diretora Executiva da ATL, Paula Oliveira, Lisboa atravessa um momento muito promissor, tendo recebido no início de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento que reuniu mais de 1 milhão de jovens e que teve uma repercussão gigantesca no mundo todo, principalmente no Brasil. “Após o período da pandemia, Lisboa se recuperou rapidamente, sendo o destino que mais cresce no cenário nacional e, também, entre as cidades europeias. Estamos muito otimistas, mas cientes que devemos continuar a trabalhar a nossa estratégia para a consolidação do crescimento sustentado da cidade”, afirma.

Considerando que o setor de turismo responde, sozinho, por 19% do PIB de Portugal, a ATL vem investindo mais de €10 milhões por ano em ações para atrair os viajantes. “Apesar do excelente momento que atravessamos, temos consciência que a concorrência internacional é muito forte. Por isso, programamos regularmente nossas campanhas e programas promocionais”, explica a Executiva. Além disso, diversos outros eventos, como os festivais de verão e o Web Summit, previstos ainda para este semestre, deverão também atrair milhares de visitantes.

Publicidade
Clima ao Vivo
Turistas brasileiros

Paula Oliveira afirma que o mercado brasileiro é um dos mais importantes estrategicamente, sendo o terceiro com maior presença em Lisboa, superado apenas por França e Estados Unidos. “Em 2019, o Brasil foi o principal mercado em termos de pernoites, mas com a pandemia tudo paralisou e, desde o ano passado, constatamos que o mercado começou a reagir”, lembra.

Segundo a Diretora Executiva da entidade, até maio último, mais de 580 mil brasileiros pernoitaram na capital portuguesa. “Embora ainda estejamos ligeiramente abaixo dos números anteriores a 2020, as perspectivas são positivas. Sabemos que os brasileiros sentem cada vez mais atração por Lisboa, com variadas motivações. Afinal, aqui, são todos bem recebidos”, finaliza.

Publicidade
Tramontina

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA