Lisboa investe para atrair mais visitantes brasileiros

O ano de 2023 deverá ser marcado pelo impulsionamento do turismo brasileiro, sobretudo no mercado internacional. São o que as estimativas do IPC Maps – banco de dados sobre o potencial de consumo nacional, apontam. Nesse sentido, Lisboa surge como um dos principais destinos dos brasileiros. De acordo com Associação Turismo de Lisboa (ATL), de janeiro a abril de 2023, foram registrados 442 mil pernoites de brasileiros em terras lisboetas — 52% a mais que o mesmo período de 2022 e 3,4% a menos do que 2019.

Publicidade
ABIMAD

O segmento do turismo nacional deverá movimentar cerca de R$ 82,7 bilhões ao longo deste ano — quase R$ 15 bilhões a mais que no ano passado. Da mesma forma, segundo dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2022 a quantidade de voos domésticos e internacionais cresceu 39% em comparação a 2021. Nesse contexto, os destinos internacionais contabilizaram aproximadamente 100 mil voos, o que representa um aumento de 89% sobre os 53 mil registrados no ano anterior. O número de passageiros transportados aumentou 227%, saltando de 5 milhões para 16 milhões.

Lisboa investe para atrair mais visitantes brasileiros
Até maio deste ano, mais de 580 mil brasileiros passaram pelo menos um dia inteiro na capital portuguesa (Foto: Divulgação)

Segundo a Diretora Executiva da ATL, Paula Oliveira, Lisboa atravessa um momento muito promissor, tendo recebido no início de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento que reuniu mais de 1 milhão de jovens e que teve uma repercussão gigantesca no mundo todo, principalmente no Brasil. “Após o período da pandemia, Lisboa se recuperou rapidamente, sendo o destino que mais cresce no cenário nacional e, também, entre as cidades europeias. Estamos muito otimistas, mas cientes que devemos continuar a trabalhar a nossa estratégia para a consolidação do crescimento sustentado da cidade”, afirma.

Considerando que o setor de turismo responde, sozinho, por 19% do PIB de Portugal, a ATL vem investindo mais de €10 milhões por ano em ações para atrair os viajantes. “Apesar do excelente momento que atravessamos, temos consciência que a concorrência internacional é muito forte. Por isso, programamos regularmente nossas campanhas e programas promocionais”, explica a Executiva. Além disso, diversos outros eventos, como os festivais de verão e o Web Summit, previstos ainda para este semestre, deverão também atrair milhares de visitantes.

Publicidade
APP da Revista Hoteis
Turistas brasileiros

Paula Oliveira afirma que o mercado brasileiro é um dos mais importantes estrategicamente, sendo o terceiro com maior presença em Lisboa, superado apenas por França e Estados Unidos. “Em 2019, o Brasil foi o principal mercado em termos de pernoites, mas com a pandemia tudo paralisou e, desde o ano passado, constatamos que o mercado começou a reagir”, lembra.

Segundo a Diretora Executiva da entidade, até maio último, mais de 580 mil brasileiros pernoitaram na capital portuguesa. “Embora ainda estejamos ligeiramente abaixo dos números anteriores a 2020, as perspectivas são positivas. Sabemos que os brasileiros sentem cada vez mais atração por Lisboa, com variadas motivações. Afinal, aqui, são todos bem recebidos”, finaliza.

Publicidade
Clima ao Vivo

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA