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Hplus Hotelaria retoma ritmo de crescimento do período pré-pandemia

A Hplus Hotelaria retomou o ritmo de crescimento registrado no primeiro semestre de 2019, período pré-pandemia

Após o rigoroso período de isolamento social, os diferentes setores da economia dão indícios de aquecimento desde o primeiro trimestre deste ano. De acordo com pesquisa realizada pela CNC –  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo a retomada do turismo aconteceria apenas no terceiro trimestre deste ano, no entanto, os resultados do setor já se equiparam aos números de 2019.

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Na Hplus Hotelaria, maior rede hoteleira do Centro-Oeste, os resultados atuais comprovam o que foi atestado pela CNC. O desempenho do primeiro semestre da rede já se assemelha aos lucros de 2019, o melhor período da empresa até então. Para Paula Faure, sócia-fundadora e Diretora executiva da Hplus, esta retomada é o momento de buscar posicionamento no mercado e sanar os problemas. “Agora estamos adotando uma postura mais discreta junto aos colaboradores e investidores. Embora tenhamos distribuição de resultados até surpreendentes, não devemos nos acomodar. Há um tempo perdido a ser recuperado e grandes desafios na preservação e recuperação dos equipamentos”, afirmou a executiva.

A hotelaria é um setor que promove a hospitalidade por meio dos colaboradores, gera um grande número de empregos no país e que, em 2019, voltou a apresentar resultados positivos após diversas crises  desde o final de 2014. “A Copa do Mundo no Brasil promoveu a construção de muitos empreendimentos hoteleiros, gerando uma grande oferta de leitos após o evento esportivo. Isso aliado à recessão que o país enfrentou em 2015 fez com que o setor passasse por uma grande reestruturação ao longo dos anos. O ano de 2019 é uma referência porque, depois de alguns anos, a hotelaria voltou a operar com uma ocupação que não atingia desde o primeiro semestre de 2014. Logo em seguida, em 2020, tivemos a pandemia que paralisou os hotéis no país. Assim, a retomada para o ano de 2019 representa um retorno ao momento sustentável dos empreendimentos hoteleiros”, explica o Diretor financeiro da Hplus, Cássio Goulart. Entretanto, a diária média ainda não acompanhou a melhora, de acordo com o especialista. “Se levarmos em conta a inflação acumulada ao longo dos anos, ainda estamos defasados quando comparamos a patamares anteriores”.

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Os resultados da rede estão associados a uma série de ações, entre elas a recategorização dos hotéis. Foram desenvolvidas novas categorias de apartamentos com diversos mobiliários, equipamentos, amenities e serviços para atender às necessidades dos diferentes tipos de hóspedes e, assim, melhorar a experiência do cliente e obter reconhecimento para garantir tarifas mais valorizadas. Outra ação foi a implantação de um Revenue Management System (RMS) capaz de fornecer projeções de ocupação, demanda e sugestão de precificação de acordo com a qualidade objetiva dos hotéis. Este sistema está conectado a um Business Intelligence (BI) e permitiu maior assertividade e aproveitamento tarifário.

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Para o Diretor de vendas e marketing, Fernando Bellini, um dos principais fatores que garantiram taxas de ocupação acima dos 70% foi o excelente trabalho de vendas e marketing. “A equipe entendeu que as vendas hoteleiras são pulverizadas e que a composição de todos os canais é que trazem bons resultados. Outros fatores que contribuíram foram os acordos corporativos, o atendimento da central de reservas, a área de eventos e os canais online. A excelência da operação dos hotéis Hplus e o bom atendimento fazem com que o cliente retorne e avalie o hotel positivamente, atraindo assim, novos hóspedes”, afirma. Para ele, no segundo semestre, mesmo com as eleições, a expectativa é de manutenção das taxas de ocupação do primeiro semestre e até um possível crescimento devido ao aumento da demanda da área de eventos.

Nos próximos passos, a Hplus está focada em expandir. “Estamos buscando novas parcerias para conversão ou lançamentos que devem surgir na medida em que o cenário de recuperação se consolide. Importante estarmos atentos às oportunidades que começam a surgir”, finaliza Faure.

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