Hoteleiros de Joinville (SC) pedem regulamentação do Airbnb


Vários hoteleiros da cidade catarinense de Joinville se reuniram nesta última segunda feira, dia 11 de setembro e apresentaram ao prefeito Udo Döhler pedido de regulamentação da atividade do Airbnb, plataforma que disponibiliza casas e apartamentos para aluguel. Após apresentação dos dados sobre a atuação do Airbnb na cidade e no mundo, e diante da motivação dos empresários para criação da medida, o prefeito mostrou-se favorável ao assunto e foi decidida a criação de um grupo de trabalho formado por membros de órgãos do Poder Executivo Municipal, Câmara de Vereadores e Sindicato VivaBem, que dará andamento à demanda. “Nosso objetivo é criar paridade para todo mundo. Além da questão tributária, a ideia é que os imóveis disponíveis nessas plataformas também sigam condutas obrigatórias, como inscrição junto ao Cadastur – Sistema de Cadastro do Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas e cadastramento na prefeitura”, afirmou o presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, Raulino Schmitz.
Participaram da reunião com o prefeito Udo Döhler, dirigentes dos hotéis Sabrina, Colon, Le Village, Plaza Norte, Dois H, Tannenhof, Rede CHA e Átrio Hotéis; o 1º vice-presidente do VivaBem, Guilherme Kulkamp; o secretário do Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti; o secretário de Cultura e Turismo, Raulino Esbiteskoski; o Gerente de Turismo e Eventos da SECULT, Douglas Hoffmann; e o advogado Osni José Dematte, assessor jurídico do SecoviNorte SC – Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias.
Seria muito importante no grupo envolver todas as partes interessadas: airbnb, anfitriões, hóspedes, hotéis e poder público para realmente ouvir todos os interesses!!!
Eles querem proibir o Airbnb em Joinville. Puro e simplesmente é isso.
Visão limitada. Todos somos beneficiados pela plataforma Airbnb. Veja lá se não gosto de disponibilizar meus hotéis. Queremos igualdades de condições. Vc consegue entender o que isso significa?