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Hotelaria no Brasil inicia novo ciclo de desenvolvimento

Nessa entrevista para a Revista Hotéis, o executivo detalha a sua perspectiva para o mercado em 2020

Pedro Cypriano, Sócio-diretor da HotelInvest, está otimista em relação a recuperação das diárias médias da hotelaria nesse ano e com as taxas de ocupação em franca expansão, quando se cria um cenário para a retomada de novos investimentos no setor.

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O executivo envolvido no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com mais de 400 projetos de hospitalidade global e consultoria em Turismo, hoje desenvolve planos para redes hoteleiras, estratégias para marcas, negociações, contratos e estruturação de complexos de uso misto. Cypriano também é especialista em investimentos dentro da indústria hoteleira. Nessa entrevista para a Revista Hotéis, o executivo detalha a sua perspectiva para o mercado em 2020 e revela as melhores práticas para hoteleiros e investidores que querem incrementar resultados. Confira.

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Revista Hotéis Que análise que você faz para o segmento hoteleiro em 2020? Haverá aumento na taxa de ocupação, assim como a recuperação da diária média?

Pedro Cypriano – Em 2020 teremos mais um ano de crescimento de desempenho na hotelaria nacional. A ocupação continuará subindo, porém em menor velocidade. Muitos mercados já estão muito próximos do limite sazonal, logo a diária média terá um papel importante como direcionador de aumento de receita no setor. A boa notícia é que com maior pressão de demanda e tarifas ainda defasadas, até 30% abaixo do pico histórico, o potencial para subir diária é alto e estamos apenas no início do ciclo de recuperação do mercado.

R.H. – Na sua opinião, quais os fatores que podem influenciar nesse crescimento?

P.C. – O primeiro fator é um ambiente econômico mais favorável no país. Com os juros e a inflação baixos, o PIB em aceleração e a implantação da agenda de reformas em discussão, o Brasil volta a ter condições de atrair novos investimentos. E apesar do crescimento previsto para a economia ainda ser modesto, as expectativas são mais otimistas. As empresas e a população estão mais confiantes, e como resultado o turismo e os negócios no país continuarão crescendo. E com mais demanda e a ocupação já próxima ao limite sazonal, há fundamentos claros para se intensificar o ritmo de incremento de diária média no País.

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R.H. – O governo federal implementou diversas medidas em 2019, como fim dos vistos para novos países, restruturação da Embratur, aumento do orçamento do Ministério do Turismo e abertura de voos domésticos as companhias aéreas internacionais. Essas medidas já poderão ter um impacto no setor turismo e consequente a hotelaria se beneficiar nesse ano? Como você analisa?

P.C. – Todas as medidas indicadas são positivas e estimularão mais o turismo no país, principalmente em médio e longo prazos. Isoladas, as mudanças destacadas provavelmente não alterariam de forma expressiva os resultados do turismo em 2020, pois ainda estamos em um momento de planejamento de ações estratégicas, comoa de melhoria da promoção turística do país. No entanto, se somadas ao atual ambiente econômico, o ano atual será positivo para os principais destinos nacionais. E nesse processo, a desvalorização do Real continua tendo um papel importante. Com o dólar caro, os brasileiros têm redirecionado suas viagens internacionais aos destinos domésticos. Entre 2014 e 2019, US$ 8 bilhões deixaram de ser gastos no exterior, e ao menos parte do montante já foi e continuará sendo revertida em viagens pelo Brasil.

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Todas as medidas indicadas são positivas e estimularão mais o turismo no país, principalmente em médio e longo prazo

R.H. – Quais as demais medidas governamentais que julga importante serem adotadas nesse ano que poderá impactar no turismo e consequentemente na hotelaria?

P.C. – Entendo que as prioridades do governo federal devam ser a melhoria da infraestrutura e da promoção do turismo no país. E esse não pode ser um plano apenas para 2020, e sim para um longo horizonte de investimentos. Importantes medidas nesse sentido já foram feitas, mas ainda temos muita “lição de casa”…. ….Essa entrevista só pode ser lida na íntegra através de nosso aplicativo, disponível na versão Apple e Android. https://www.revistahoteis.com.br/aplicativo.  Além deste conteúdo, verá diversas outras matérias exclusivas em nosso APP e terá o mundo da hotelaria na palma da mão.

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