MercadoÚltimas Notícias

Hotel centenário no Rio passará por retrofit e se tornará residencial

O Hotel Aymoré, na Praça da Cruza Vermelha, no centro do Rio de Janeiro, passará por um processo de retrofit e se tornará um residencial. O imóvel inaugurado em 1910, tem 2 mil m² e durante a pandemia encerrou as atividades de hospedagem. Os atuais 48 quartos darão lugar a 25 apartamentos.

Publicidade
Ameris

O projeto é do fundo canadense de investimento imobiliário, Walkerville, especializado na modernização de edifícios. A reinauguração está prevista para acontecer em até dois anos, e segue a tendência de outros hotéis no Rio que com dificuldades de manter suas operações, que se agravaram com a pandemia entraram na mira do mercado imobiliário. Com baixa demanda de hóspedes, alguns hotéis antigos conseguiram permissão para ceder suas instalações para uso residencial.

Hotel centenário no Rio passará por retrofit e se tornará residencial
Icônico Hotel Glória, primeiro cinco estrelas do Brasil, também se tornará residencial – Divulgação
Publicidade
Desbravador

Em 2020 dois hotéis passaram pelo mesmo processo, o Hotel Paysandu que foi adquirido pela Pimo Empreendimentos Imobiliários, passou por retrofit e se tornará um edifício residencial, com rooftop e co-working. Já o Hotel Novo Mundo, virou uma unidade do Uliving, empresa de hospedagem estudantil. O tradicional e luxuoso Hotel Glória, primeiro hotel cinco estrelas do Brasil, fechou em 2013, ano passado foi adquirido pela Opportunity Investimentos e será transformado em um residencial com 256 unidades.  De acordo com a HotéisRIO – Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio, 20 empreendimentos aderiram à novidade entre conversão completa e parcial.

Reviver Centro

A reforma do Hotel Aymoré faz parte do programa Reviver Centro, ação da prefeitura para revitalizar a região com medidas de incentivo à moradia. O programa entrou em vigor em julho de 2021, e a SMPU – Secretaria Municipal de Planejamento Urbano já recebeu 16 pedidos de licenciamento; seis foram concedidos. Imóveis deteriorados e em áreas degradadas vêm na conversão uma oportunidade de não fechar as portas. Entre reformas e novas construções, a previsão é de 1.674 novas unidades.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA