HOME Matérias Hotel Casa Marques (RJ) passa por retrofit

Hotel Casa Marques (RJ) passa por retrofit

Projeto foi executado pela equipe do escritório InTown Arquitetura

69
0
SHARE
O espaço do empreendimento conta com 800m² divididos em dois pavimentos, mais a cobertura com deck e piscina - Foto: divulgação

O Hotel Casa Marques, localizado no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ), foi remodelado recentemente pela equipe do escritório InTown Arquitetura. O espaço do empreendimento conta com 800m² divididos em dois pavimentos, mais a cobertura com deck e piscina. Originalmente, o imóvel tinha uma pequena edificação na frente, tombada pelo patrimônio, e um deck com piscina e casa do caseiro nos fundos.

Decoração do hotel é moderna e minimalista – Foto: divulgação

A solução, de acordo com o Sócio Diretor da InTown Arquitetura, Hugo Schwartz, foi demolir toda a parte de trás e construir dois novos prédios de dois pavimentos em estrutura metálica, para atender a quantidade de quartos solicitada e a utilização da cobertura com piscina, bar, deck e suíte presidencial. “As construções anexas atrás do casarão, como deck com piscina e casa do caseiro, arruinavam o charme que o primeiro impacto proporcionava e ocupavam os outros 2/3 do terreno sem nenhuma proporção ou preocupação com a estética do conjunto. Sugerimos, então, a demolição total, preservando somente o casarão tombado, onde projetamos a entrada do hotel”, explica Hugo.

Dessa forma, ao fazer o check-in, o cliente não tem ideia do que existe por trás da primeira construção, pois o sentido linear do terreno faz com que ela seja o objeto central da perspectiva. O hóspede descobre os espaços pouco a pouco, conforme caminha pelas dependências do hotel. Quanto ao estilo, Hugo revela que optou por confrontar o antigo e o novo, mantendo as características de época do prédio principal, mas decorando-o de forma moderna e minimalista. “Os novos anexos foram construídos em estrutura metálica aparente e abrigam mais quartos, a piscina, o terraço panorâmico e as dependências de empregados”, finaliza.

Quanto ao estilo, o arquiteto Hugo Schwartz revela que optou por confrontar o antigo e o novo, mantendo as características de época do prédio principal – Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image