Publicidade
SPCVB

Hotéis sustentáveis são tendência para 2021 entre os viajantes

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

O desenvolvimento de estratégias sustentáveis se tornou uma necessidade para negócios de diversos setores, inclusive o de lazer. Nos últimos anos, especialmente, a geração dos millennials tem buscado experiências que condizem com seus valores, o que é uma ótima oportunidade para que os hotéis se adaptem ao movimento de conscientização ambiental.

Publicidade
Equipotel 2021

De acordo com o levantamento “Turismo 2019” da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 60% das viagens de lazer dos brasileiros em 2019 foram motivadas pela cultura e pelo turismo de natureza do local.

Publicidade
Engie

Com a pandemia e a obrigação de preservar a saúde e a segurança da população, essa procura por ambientes abertos e em meio à natureza ficou ainda maior. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), o ecoturismo é a mais nova tendência entre os viajantes para este ano.

Publicidade
Pikolin

É nesse cenário que os hotéis podem contribuir com a preservação do meio ambiente, oferecendo experiências conscientizadoras para quem se interessar nessa proposta e ampliando o acesso de outros públicos a essa modalidade. Afinal, os negócios que demonstram na prática os valores da marca são mais prestigiados pelos consumidores.

Publicidade
Onity

Existem inúmeras possibilidades, que vão desde práticas simples e que fazem a diferença, como o uso consciente dos recursos naturais, a separação do lixo para descarte correto e as atividades recreativas que envolvam a natureza, até mecanismos mais robustos, como é o caso dos painéis de energia solar.

Publicidade
Altenburg

Para quem está pensando em fazer parte do setor, mas ainda não sabe qual caminho seguir, uma oportunidade de negócio está em investir na adaptação de imóveis adquiridos em leilão de casas. Pesquisando bem e escolhendo o espaço certo, existe um potencial enorme para transformar uma residência em um bom hotel sustentável.

Publicidade
Simmons

Já os hoteleiros que enxergam os benefícios que a sustentabilidade pode proporcionar devem começar do básico para construir uma cultura fortemente posicionada como amiga do meio ambiente. Abusar da iluminação natural nas áreas sociais para economizar energia é um exemplo.

Outras possibilidades são: realizar parcerias com pequenos produtores locais para abastecer o hotel ou oferecer pacotes promocionais, instalar sensores de presença e lâmpadas de LED, investir em paredes vivas como decoração e, para deixar o ambiente mais fresco, reutilizar a água da chuva e cultivar uma horta orgânica.

Também é possível oferecer sementes, para incentivar o plantio de plantas e árvores, e promover o turismo de aventura, por meio de trilhas, trekkings, mountain bike, entre outras atividades, se a localização permitir. Seguindo essas dicas, vai ser simples implementar medidas sustentáveis no seu hotel para valorizá-lo e colher bons frutos.

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA