Gabriella Spinola da Accor palestrou na 35ª edição da Fispal Food Service


Essa palestra terminou agora a pouco na Arena Food & Beverage for Hotels by Accor que foi montada na 35ª edição da Fispal Food Service. Gabriella Spínola – Head of Procurement South America Accor começou destacando que seu departamento tem a função de negociar serviços e produtos que cubram 100% das necessidades do mercado de hospitalidade dos empreendimentos da Accor.


Gabriella destacou os principais pilares e objetivos de seu departamento que é o de oferecer valor agregado aos hotéis através das melhores negociações, dentro de melhores preços e melhores condições. “Nós nos preocupamos muito com condições comerciais, mas não abrimos mão da qualidade dos produtos, pois é a imagem do Grupo Accor que está em risco. O produto tem de ser sustentável para evitar de trazer risco por uma economia que num primeiro momento se mostrou favorável. Preço é o que você paga e valor é o que você leva”, ressaltou Gabriella.


Gerenciamento financeiro também foi destacado por Gabriella como de vital importância e citou alguns aspectos que a Accor adota como: flexibilidade, conformidade, estratégia de compras, estratégia global, economia e equipe especializada para conhecimento das marcas e premissas. “Todos esses aspectos compõem nossa área e com isso temos o poder da consolidação das compras, assim geramos economia e valor agregado”, disse Gabriella.


Ela apresentou um slide que comprova a redução de custos nos hotéis que o Grupo Accor adquiriu nos últimos anos e mostrou que: o café teve 31% de redução, refrigerante em 65%, picanha em 52%, presunto em 21%, papéis e sabonetes em 23%, entre outros produtos apresentados. “Os produtos adquiridos são entregues dentro de nossos hotéis com preço mais barato do que o Makro que é um grande atacadista de alimentos no Brasil. A função de compras tem de ser muito precisa e devemos conhecer os riscos onde estamos estrando para evitar que um fornecedor gere trabalho escravo e não seja sustentável. Tudo isso é sustentabilidade. Estamos reduzindo o uso dos plásticos em todos os produtos que utilizamos em nossos hotéis, não como forma de reduzir custos, mas de fazer nosso papel no planeta”, concluiu Gabriella.