GastronomiaÚltimas Notícias

Festival Sabores da Montanha é opção para temporada de inverno

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho em 27 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais, proporcionará aos turistas que visitarão a Serra da Mantiqueira uma verdadeira imersão no mundo gastronômico. No total, 66 estabelecimentos participarão do evento, entre restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, sorveterias, vinícolas e até pousadas com pegada gastronômica.

Publicidade
Aviva

Os estabelecimentos estão situados em 27 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. O estado de São Paulo tem 10 cidades participando com 23 restaurantes, enquanto Minas Gerais possui 17 cidades e 43 estabelecimentos inscritos. A relação de todos os participantes do festival pode ser acessada pelo site oficial do evento: https://saboresdamontanha.com.br no menu “participantes do festival”. Nele o público poderá conferir as fotos dos pratos, ficha técnica, ingredientes e informações de contatos.

Opções para todos os gostos

De pastelaria a vinícolas premium, o Festival tem opções para todos os bolsos e gostos e ocorrerá simultaneamente entre os restaurantes, ou seja, não haverá venda de pratos em praça pública. O formato evita a produção de lixo plástico, como pratos, copos e talheres; e mantém a segurança alimentar. Além disso, o público terá à disposição os estacionamentos e banheiros dos estabelecimentos, com mais conforto e comodidade. Os restaurantes capricharam nos pratos que participarão do festival. Muitos inscreveram receitas típicas caipiras e mineiras, enquanto outros preferiram apostar em gastronomia contemporânea. Alguns deles criaram pratos típicos da estação, como massas e queijos e utilizaram insumos típicos da estação, como o pinhão.

Publicidade
Escola

O restaurante do Secreto Luxury Boutique Hotel, de Campos do Jordão (SP), especializado em cozinha regional e internacional, é um dos estabelecimentos que utilizaram o pinhão em sua receita. O Risoto Serrano é preparado com a iguaria, além de Queijo Jordão ao crispy e presunto serrano. Massas e carnes são pratos muito pedidos durante o inverno na maioria dos restaurantes situados em regiões serranas. Mas o Óikí Cafés Especiais, de Itajubá (MG), decidiu unir o útil ao agradável. Criou para o Festival o Fettuccine ao molho de queijos da Mantiqueira com filet mignon.

Festival Sabores da Montanha é opção para temporada de inverno
Risoto Serrano do Secreto Luxury Boutique Hotel – Divulgação
Fettuccine da Óikí Cafés Especiais – Divulgação
Pão Vulcão e carne na cerveja

Os pratos típicos caipiras também foram escolhidos por alguns dos restaurantes participantes do festival como forma de valorizar a gastronomia típica da região, homenagear os antepassados e manter viva a tradição de uma boa comida mineira. Um deles é o Restaurante do Chico, de São Lourenço (MG), que entrará no festival com a Galinhada da Vila.

Festival Sabores da Montanha é opção para temporada de inverno
Galinhada da Vila do Restaurante do Chico, de São Lourenço (MG)  – Divulgação
Publicidade
Desbravador

E o velho e bom queijo mineiro é, mais uma vez, o protagonista de mais uma delícia que estará no Festival, O Pão Vulcão, do Mirante da Serra dos Lima, de Andradas (MG), é preparado artesanalmente no formato redondo e sem o miolo. No lugar onde seria o miolo, o Pão Vulcão recebeu um interessante recheio de queijo minas derretido, calabresa artesanal e bacon. Se o pão com queijo, calabresa e bacon é uma combinação deliciosa, imagine carne de vaca marinada na cerveja? Essa é a receita do Empório CB – Cervejaria e Grill, uma cervejaria que também é especializada em carnes, de Espírito Santo do Pinhal (SP), que criou a divertida Costelipa, que é a costela de vaca defumada e marinada com cerveja IPA, reduzida no molho de carne lúpulado.

Festival Sabores da Montanha é opção para temporada de inverno
Pão Vulcão do Mirante da Serra dos Lima, de Andradas (MG) – Divulgação

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).

Publicidade
Tramontina

Denise Bertola

Denise Bertola - Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA