Publicidade
Unilever

Ferramenta de gerenciamento e transformação digital são temas na abertura da Travel Tech online

Aconteceu agora pouco a primeira Travel Tech online da América Latina, evento que conta com apoio da Revista Hotéis e foi realizado pela Travel Tech Latam – um movimento idealizado por Vinicius Geraldo, CEO da empresa HS LATAM e que coordena o evento. O grande objetivo do encontro é reunir profissionais e empresários de vários Países afim de abordar variados assuntos dentro da hotelaria global.

Publicidade
Retomada do turismo

O primeiro painel contou com a participação de Cláudio Azevedo, CEO APP Sistemas, Cláudio Cordeiro, Diretor de Produtos TOTVS, Diego Albamonte, CEO ARION e Matheus Quincozes, Founder & CEO Vega I.T. Com moderação de Vinicius Geraldo, Founder de Hospitality Solutions LATAM, o tema abordado foi “Boas práticas no uso de nossas ferramentas de gerenciamento”

Retomada pós Coronavírus

Cláudio Cordeiro: “O Coronavírus é o maior revolucionador do digital. O fato da pandemia fez com que as pessoas aprendessem se digitalizar mais”

Iniciando o bate-papo, Cláudio Cordeiro, Diretor de Produtos TOTVS, foi questionado sobre como o Coronavírus pode modificar a cultura de investimento em tecnologia na hotelaria. “Assim, quem trabalha com tecnologia deve ter escutado. O Coronavírus é o maior revolucionador do digital. O fato da pandemia fez com que as pessoas aprendessem se digitalizar mais, e não vai ser diferente para hotelaria. Já tínhamos conversado, a disponibilidade do hoteleiro em investir na tecnologia é baixa. Existem estudo que dão 0,5% da receita, o que é muito baixo. Isso mostra um dado real de que o investimento é um pouco menor do que poderia ser. E agora com essas informações, a tendência é que os hotéis tenham uma transformação cultural. Ela se tornou parte do dia a dia, também porque a tecnologia vai ser um grande impulsionador das atividades dos hotéis. Tudo isso vai ser um grande caldo e vai proporcionar que os hotéis repensem seu investimento em tecnologia”, alenta.

Novas tendências e reação do mercado

Diego Albamonte: “O que vai acontecer é um ponto elevado disso, o foco vai ser higiene, os protocolos, como o hotel cuida do hóspede”

Também presente na conversa, Diego Albamonte, CEO ARION opinou sobre essas novas tendências do mercado com novas demandas que o mundo oferece. “Acreditamos que o que está passando, historicamente, num ponto de hotel é a famosa frase “para buscar um bom hotel primeiro a localização”, isso nos últimos anos foi importante a reputação do hotel. O que vai acontecer é um ponto elevado disso, o foco vai ser higiene, os protocolos, como o hotel cuida do hóspede”, alertou.

Ferramentas

Cláudio Azevedo, CEO APP Sistemas, foi questionado sobre duvidas de muitos hoteleiros na questão de busca de ferramentas. É melhor contratar um que faça tudo, ou vários que sejam especialistas. “Então, a APP durante essa estrada de tecnologia na hotelaria, estamos na quinta geração, nós e outras soluções que estão no mercado, viemos fazendo o que mercado sempre pedia, eu faço uma analogia: se vou me consultar num médico, eu vou num especialista. Aqui temos exemplo… São especialistas evoluídos e dão atenção direto para tal assunto, eu acho que seja mais ou menos assim mesmo. Se eu fizer só isso será que já te atende? E a especialista vai oferecer o algo mais”, aponta.

Publicidade
Harus

Matheus Quincozes, Founder & CEO Vega I.T, opinou que: “Eu concordo com o Claudio, temos que dividir em barreiras. Por exemplo, a Vega não gosta de usar o termo nunca, mas não gostaríamos de entrar no mercado de PMS. Não tem como fazer tudo. Agora se você olhar soluções, por exemplo, tem de ocupação online e manutenção e relação com hóspede. Ou seja, você tem soluções. Se você segmentar, talvez você tenha parceiros com boas soluções”, explicou.

Transformação digital

Cláudio Azevedo: “A hora de pensar em tecnologia é agora e melhorar a produtividade dos hotéis”

Importante em qualquer setor, é precisa saber o momento ideal para investir em tecnologia, é isso que Matheus Quincozes, da Vega I.T. comenta: “A gente, o investimento é baixo. O hoteleiro ele é mais contido em tecnologia, ele gosta mais daquilo de hospitalidade. Eu acho que a COVID-19 veio para ser um divisor de água nesse sentido, ele acelerou décadas na questão digital. Não só porque a visual mudou, mas porque teve que mudar. Então, o hóspede quer canais de contato, não quer aglomeração, é uma adequação. Com ou sem a visão, ele vai ter que se adaptar. Muitas redes aparecem com a visão mudada, e por isso vamos fazer as mudanças necessárias. Vemos aqueles que ainda não deram o braço a torcer, mas foram obrigados, e vemos o que entenderam a importância. Estamos na linha de frente do aplicativo, QR Code… Para o cliente são duas linhas: limpeza e tecnologia. O que uma não faz, a outra complementa. São as coisas que eles estão buscando”, alertou.

Publicidade
RAP Engenharia

Vinicius Geraldo, Founder de Hospitality Solutions LATAM e moderador da Travel Tech online

Cláudio Azevedo usou uma situação para endossar o que Quincozes disse. “Com relação ao distanciamento e o contato com o hóspede, está de acordo com que a Vega tem feito. Tenho acompanhando, seria muito melhor abrir essa tecnologia antes. Por exemplo, o hóspede está na piscina, o garçom passa lá do outro lado e precisa esperar para chamar. Não precisa disso mais, pelo aplicativo ele consegue fazer. Inclusive, isso deveria ter acontecido antes”, disse. “Todo mundo está de acordo que tem de ser agora, é o momento. Isso ai deve acontecer uma recontratação em massa, o que não está sendo muito comentado. Muito hoteleiros acabaram sendo demitidos, e vão ser recontratar e vão precisar treinar de novo, com processos novos. A hora de pensar em tecnologia é agora e melhorar a produtividade dos hotéis”, complementa.

Vinicius Geraldo, Founder de Hospitality Solutions LATAM e moderador da Travel Tech online, também opinou sobre o assunto: “Às vezes temos um hotel com muita gente trabalhando, mas poderiam ser utilizadas fazendo outra coisa, desde que tenham a tecnologia para facilitar, precisam otimizar isso. As máquinas podem trazer benefícios, e precisa de alguém para olhar”, sinalizou.

Matheus Quincozes completou sua opinião dizendo que “Com base em todos hotéis e principalmente hóspedes, é justamente essa expectativa que já tem em outras áreas. Até ontem ele não entendia porque fazia um check-in no aeroporto, e nos hotéis era off-line. É fazer um hotel de forma mais prática e dinâmica”, lembrou.

Mobilidade

Cláudio Cordeiro, Diretor de Produtos TOTVS, fez uma análise sobre mobilidade. “Como eu comentei antes, o conceito de mobilidade é um dos pilares da nova hotelaria, porque você elimina a necessidade de ter centros de atendimento, você pode explorar qualquer área do seu hotel. Você pode atende-lo em qualquer lugar, não precisa de um balcão para isso. Esse conceito de mobilidade é amplo em qualquer lugar do hotel, não só no operacional, não só com o contato com o cliente, mas com a própria gestão. As ferramentas webs são mais leves, então no 3G você consegue”, finalizou.

Redução de custo

Respondendo à pergunta de um dos participantes, em relação aos gastos num momento de crise, Matheus Quincozes esclareceu que: “É parecido com o que falamos, não podemos olhar como custo. Precisamos buscar resultado, que deve passar por uma ferramenta que custe mais no começo da sua curva. Precisam tomar cuidado com esse pensamento de custo, porque as vezes é melhor pensar no resultado”, disse.

Encerramento

Vinicius Geraldo, CEO da empresa HS LATAM, encerrou o primeiro painel agradecendo a todos que participaram. “Muito obrigado a todos que participaram e aos convidados. Todos os vídeos são gravados, então vamos subir para todos terem acesso. Lembramos que amanhã às 11 horas teremos o próximo seminário. Na parte da tarde teremos também às 15h”, finalizou.

Publicidade
Trofeu Fornececor

Comments

Blog do Videnci | Saiba como digitalizar checklists para hotelaria com o Videnci

[…] para o setor. Tendo como base o uso de novas tecnologias que reduzem custos operacionais, Cláudio Cordeiro, Diretor de Produtos da TOTVS, afirma que a pandemia fez com que as pessoas aprendessem a se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA