FEBTUR comemora um ano de criação e prevê crescer em 2023
A FEBTUR – Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo completou na última terça-feira, dia 18 de outubro, seu primeiro ano de atividades. Ela surgiu durante uma assembleia realizada no Hotel Mirante da Ilha, em Santarém (PA) com representantes de 14 estados que definiram os primeiros passos da entidade especializada em turismo e elegeram sua diretoria provisória, tendo o jornalista e publicitário Gorgônio Loureiro como Presidente nacional.
O objetivo da FEBTUR passa pela construção de uma entidade democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos estados e antenada com as políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre suas metas estão: fazer valer ferramentas eficientes e variadas de comunicação, para garantir a concretização de sua missão maior, que é dar visibilidade ao setor por meio de uma extensa rede de comunicação, comprometida com a informação do segmento turístico. “Criar uma entidade não é fácil, precisa de dedicação e trabalho”, ressalta Loureiro, lembrando que a decisão de partir para a criação de uma entidade federativa foi definida de forma democrática e consciente de que seria necessário formalizar primeiro as entidades regionais. “Em um ano, estamos com quatro entidades regionais formalizadas, o que nos permite criar a nacional, além de outras em diferentes estágios de formalização”, revela.
Durante recente reunião on-line da diretoria nacional, o presidente ressaltou os avanços em projetos de nível nacional, fortalecimento da divulgação da entidade por meio de site próprio e redes sociais, realização do Ciclo de Palestras FEBTUR, com palestras virtuais para os associados, sobre temas como associativismo e marketing digital, além de ter definido o projeto Brasil Turismo e Gastronomia. “Temos muito a comemorar, estamos no rumo certo”, pontuou, ao informar que a diretoria definitiva da FEBTUR Nacional será eleita ainda neste ano.