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Expo Turismo Paraná 2023 tem início em Curitiba (PR)

Direto de Curitiba (PR) – Teve início agora há pouco, a Expo Turismo Paraná (antigo Salão Paranaense de Turismo) que acontece até amanhã no Viasoft Experience (antigo Expo Unimed Curitiba). O evento promovido pela ABAV-PR – Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná é direcionado para agentes de viagens e profissionais do trade turístico por agregar feira de negócios, capacitações, eventos paralelos e atrações em um único lugar.  A cerimônia de abertura foi bem concorrida e contou com a presença de autoridades públicas e representantes de várias entidades, como: Presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, Darci Piana, Vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná; o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, Jaqueline Gil, Diretora de marketing da EMBRATUR; Márcio Nunes, Secretário de Estado do Turismo do Paraná; Tatiana Turra, Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, entre outros.

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O Presidente da ABAV/PR, João Alceu Rigon Filho iniciou os discursos lembrando da importância de Antônio Azevedo, ex-presidente da ABAV/PR que idealizou o evento. “Se contássemos com todas as fases que o evento já teve, este seria o 27% evento. Dedico a Expo Turismo Paraná de 2023 ao amigo e ex-presidente da ABAV-PR Antonio Azevedo, que infelizmente não pode estar conosco hoje por motivos de saúde. Peço uma salva de palmas para o Azevedo”, solicitou João Alceu.

João Alceu Rigon Filho: “Dedico a Expo Turismo Paraná de 2023 ao amigo e ex-presidente da ABAV-PR Antonio Azevedo”

Singularidade do Paraná

Ele destacou a singularidade do Paraná enquanto destino e que estão bem divulgadas no estande do Paraná, que é chamada de Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, e que chega a sua 17ª edição, contando com suas 19 IGRs. João Alceu. Destacou que além do recorde de operadoras, a Expo Turismo Paraná 2023 teve muita procura dos destinos, que somam 22. “Além de Juranda, destacamos a participação da Argentina e do Uruguai. Temos também 15 empreendimentos hoteleiros expondo conosco. Além desta incrível feira, destaco também as nossas capacitações, que contam com três grandes programações: a da ABAV-PR, a da Escola de Turismo e a do Senac, além da rodada de negócios organizada pelo Sebrae PR e a Fecomércio. Nosso slogan para esse evento é Fortalecendo os Negócios por meio do Turismo e, sem dúvida alguma, o nosso evento foi feito para isso. É hora de trabalhar, inspirar e buscar confiança, fazer novas alianças e crescer em termos”, concluiu João Rigon.

A solenidade de abertura recebeu um bom público
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Em seguida, tomou a palavra Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional comentando os desafios de regulamentar o setor e contou um pouco do trabalho de sua gestão. “Tivemos muitas vitórias mesmo contra a vontade do governo, mas resistimos como um case de paciência foco e perseverança. A ABAV durante a pandemia lutou muito para incluir o turismo no PERSE e e agora trabalha na aprovação da nova Lei Geral do Turismo. Nosso principal pleito é contra a responsabilidade solidária do agente de viagens, pois achamos que é injusta, canibal e que mata muitas empresas. E antes de terminar minha gestão, vamos tirar nossas agências dessa zona de perigo. Trouxemos muitas regulamentações, mas não era tudo que queria, Temos muitas entregas para fazer, como a reforma tributária que pode ser muito prejudicial ao nosso setor. Por isso estamos trabalhando de forma intensa para a reforma seja justa. E antes de terminar minha fala, destaco a minha gestão na ABAV Nacional com a sensação de pertencimento, todos os dias recebemos novos associados, pois eles são o resultado do nosso sucesso que movimentou R$ 34 bilhões em 2019. Capacitamos mais de 10 mil pessoas, por isso somos o maior grupo de turismo do Brasil. Hoje ser ABAV, é ser um grande diferencial. Vamos acreditar que nos próximos 70 anos vamos ter ainda mais conquistas”, concluiu Magda.

Magda Nassar: “Tivemos muitas vitórias mesmo contra a vontade do governo”
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Turismo como política de estado

Outros discursos se seguiram como Jaqueline Gil, Diretora de marketing da EMBRATUR, Márcio Nunes, Secretário de Estado do Turismo do Paraná. Eles ressaltaram a importância do turismo e as ações que estão fazendo para movimentar o setor, como melhorar a infraestrutura, treinamento e capacitação e ações de divulgação, como a Secretaria de Turismo do Paraná que terá R$ 25 milhões para divulgação. E tomando a palavra Rafael Greca, o prefeito de Curitiba, iniciou seu discurso destacando a importância do estado paranaense ter roteiros e fazer com as pessoas fiquem mais tempo nos destinos. Para ele, é necessário ter uma atuante rede hoteleira para acolher os turistas e sugeriu paradores, como existem em Portugal e Espanha e citou também as locandas turísticas existentes na Itália. Greca ressaltou uma experiência que teve em Foz do Iguaçu, e em linguagem poética, destacou o potencial que a cidade fronteiriça possui.

Rafael Greca: “Uma cidade não presta para ser visitada, se não for boa para seus visitantes”

Voltando a Curitiba, ele destacou que em sua gestão diminuiu o ISS de 5 para 2% e provocou uma revolução no turismo de eventos e destacou alguns cases existentes. “Curitiba já está recebendo mais 7 milhões de turistas ano com mais de R$ 6 bilhões de receitas. Hoje somos o terceiro destino no Brasil para visitantes de turismo de negócios. Mas para isso, necessitamos manter nosso foco e investimentos no turismo e criar novos atrativos. Recentemente inauguramos uma pirâmide solar em cima de um aterro sanitário, pois acreditamos que o futuro é o transporte público com eletro mobilidade. Curitiba é um destino turístico inteligente que utiliza muitas ferramentas tecnológicas. Uma cidade não presta para ser visitada, se não for boa para seus visitantes. E finalizando meu discurso convido todos para visitarem Curitiba nesse próximo natal. O evento recebe mais de 120 mil turistas, gera mais de R$ 73 milhões de gastos de turistas”, concluiu Greca.

Algumas das autoridades que subiram ao palco para compor a mesa
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Parceria público privada

Em seguida, Darci Piana, Vice-governador do Paraná encerrou os discursos destacando que: “O turismo não se faz de boa vontade, faz quando a gente sabe onde vai, o que vai encontrar e ser bem atendido. Por isso, é muito importante a união das esferas públicas com a privada e investir em infraestrutura e atrativos para fomentar ainda mais o turismo. Essa é uma meta do nosso estado e não medimos esforços para melhorar a infraestrutura, como por exemplo, os investimentos na modernização e ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu para receber aeronaves de grande porte. Hoje o estado do Paraná tem 26 aeroportos e vamos em breve para 31 aeroportos com boa infraestrutura que pode receber semanalmente pelo menos duas ou três vezes aeronaves. Investimos na infraestrutura rodoviária e de portos como em Paranaguá, assim como estamos investindo em Guaratuba e Matinhos, o que trará muitos investimentos no litoral paranaense que fomentará muito o turismo. Através da parceria que a CNC e a FBHA possui junto ao Governo do Paraná, estamos ajudando a produzir mais com eficiência e rapidez. Temos mais de quatro mil vagas abertas do Senac para o turismo no Paraná, duas mil vagas para o turismo religioso, que é um dos mais relevantes no mundo”, mencionou Piana.

Darci Piana: “O turismo não se faz de boa vontade, faz quando a gente sabe onde vai, o que vai encontrar e ser bem atendido”

Ele ressaltou que o estado do Paraná recebeu o título de lugar mais sustentável do Brasil, o que aumenta ainda a responsabilidade de manter o desafio. “Planejamento, infraestrutura, bons hotéis, restaurantes, comida e receptividade das pessoas. Tudo isso está sendo feito no nosso governo junto a iniciativa privada. Já crescemos 37% em relação ao mesmo período do ano passado e estamos convictos que vamos crescer ainda mais”, finalizou Piana.

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Resultado da parceria

Na edição de 2022, o evento teve 4.389 visitantes, reunindo cerca de 1 mil marcas e trazendo dez caravanas, resultado da parceria com as operadoras de Turismo local. Os destinos internacionais Argentina e Uruguai estão participando do evento, além de cidades do Paraná, como Foz do Iguaçu e Maringá, além dos estados brasileiros Rio Grande do Norte e Paraíba. As cidades da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, Gramado e Nova Petrópolis, também marcam presença na Expo Turismo Paraná. As operadoras de turismo estão buscando ainda mais proximidade com os agentes de viagens, como E-HTL, Jeans Tours, MG Travel, Viagens Corp e Viagens Promo. Entre os seguros e serviços de viagens presentes estão a Coris e a One Time Seguros e os serviços voltados para agências de viagens estão a Easy Travel Shop. O evento oferece grandes oportunidades para os agentes de viagens e profissionais do setor, que visam aprimorar suas habilidades e conhecimentos por meio de treinamentos especializados. Durante o evento serão ministradas palestras com temas atrativos e relevantes para uma experiência enriquecedora aos participantes. Durante os dois dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de fazer uma imersão com as várias capacitações que estarão disponíveis gratuitamente. O objetivo é proporcionar a uma vivência maior, visando ampliar o networking com diferentes destinos turísticos nacionais e internacionais.

Estande do Paraná

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Curitiba a convite da ABAV/PR e se hospeda no hotel Slaviero Curitiba Centro.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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