Mercado

Expo Hotel Sul sela parceria com Banco de Alimentos

A feira Expo Hotel Sul firmou no mês de março uma parceria com o Banco de Alimentos de Porto Alegre (RS), com o objetivo de apoiar as ações de combate à fome no País. O acordo definiu que a entrada para o evento, que será realizado na capital gaúcha de 18 a 20 de novembro deste ano, no Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS, será a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
De acordo com o Diretor da Expo Hotel Sul, Ricardo Di Leone, a iniciativa visa oferecer mais dignidade para os brasileiros que, hoje, sofrem com a falta de alimentos. “Se todos nós fizermos a nossa parte, seja com uma pequena ou com uma grande ação, conseguiremos erradicar a fome no Brasil”, destacou.
O primeiro Banco de Alimentos do Brasil foi criado no ano 2000, na capital gaúcha, por um grupo de empresas, sindicatos, o Sindpoa – Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, entidades e grupos de serviços no Conselho de Cidadania da FIERGS. A entidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e atua como um gerenciador de desperdícios, administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos.
Em 12 anos, já arrecadou e distribuiu 22 milhões de quilos de alimentos. Somente no último exercício, o Banco de Porto Alegre distribuiu 3,5 milhões de quilos de alimentos, beneficiando mensalmente 354 instituições, o que representa 21 mil famílias.
O público esperado para a Expo Hotel Sul, que conta com o apoio da revista Hotéis como Media Partner, é de 9 mil profissionais, entre proprietários de hotéis, motéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, bares, cafeterias e lancherias, além de arquitetos, designers, enólogos, profissionais liberais e estudantes de hotelaria e turismo. “Nossa meta é conseguir arrecadar 18 mil quilos de alimentos e, desta forma, ajudar as pessoas que precisam”, explica Di Leone.

Relais & Châteaux
terá até seis novos associados no Brasil até o final deste ano
A Relais & Châteaux, associação francesa que reúne seletos hotéis de charme e restaurantes gourmets em todo o mundo, possui atualmente três hotéis associados no Brasil, mas pretende ter de cinco a seis novos associados no Brasil até o final deste ano. Esta é a expectativa do Presidente desta associação, Jaume Tàpies “Estamos prospectando novos empreendimentos no entorno das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, além do Estado da Bahia.  Já identificamos belíssimos e luxuosos empreendimentos hoteleiros no Brasil, mas o padrão de serviço não é compatível com nossas exigências. Este é um grande fator determinante que impede nosso crescimento no Brasil de uma maneira um pouco mais acentuada, pois uma das características de nossa associação, é ter empreendimentos com 100% de excelência nos serviços prestados”, justificou Tàpies.
Segundo ele o  mercado brasileiro possui um potencial de crescimento muito grande e já representa quase 7% dos negócios mundias da associação, o que estimula a abertura de um escritório no País, prevista para o segundo semestre deste ano. “Quando assumi a presidência mundial da Relais & Châteaux, há cerca de oito anos atrás, o Brasil era pouco representativo, mas a realidade hoje é outra e a abertura deste escritório consagra meu trabalho e demonstra que a aposta no Brasil está correta”, disse Tàpies.

Hotel Trianon São Paulo
implanta sistema da Bematech CMNet
O Hotel Trianon São Paulo, na capital paulista, pertencente ao Trianon Group – rede de hotéis presentes na Argentina, Itália e Brasil, passou a utilizar as soluções da Bematech CMNet. O projeto, realizado entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, foi desenvolvido para suprir a necessidade do empreendimento em automatizar seu sistema.
A solução escolhida foi a Hotal Full, que abrange desde o Front Office, com funções como sistema de reserva e de CRM (Customer Relationship Management), até a gestão administrativa e financeira, com sistemas que otimizam o faturamento, estoque e livros fiscais. A solução também opera chaves eletrônicas e pontos de venda, com sistema de tarifação telefônica, por exemplo.
A implementação do Hotal Full foi feita com sucesso, alcançando bons resultados para o estabelecimento, como afirma o Diretor do Hotel Trianon São Paulo, Leonel Malvezzi. “A equipe que fez a implementação executou um ótimo trabalho, tanto na parte técnica quanto na questão dos treinamentos, uma vez que todos os nossos colaboradores aprenderam a utilizar muito bem o sistema. Recente, já conseguimos perceber uma melhora consistente das nossas operações”.

Mussulo Resort
criou centro de formação
profissional
O Mussulo Resort by Mantra, localizado no município de Conde, Litoral Sul da Paraíba, realizou, no início do mês de março, a aula inaugural do Centro de Formação Mussulo Resort. O projeto tem como objetivo oferecer gratuitamente cursos presenciais de formação inicial e continuada com duração de 196 horas, abrangendo áreas diversas da hotelaria como governança, recepção, garçom e auxiliar de cozinha.
Um dos motivos que levou a criação do Centro de Formação foi à carência de mão de obra qualificada no setor hoteleiro da região. Segundo Margareth Ausier, Gerente Geral do empreendimento, a dificuldade foi sentida desde a implantação do empreendimento em 2009.  “Não encontramos esta mão de obra pronta no mercado local, nem tão pouco entendemos que estejam sendo feitas ações suficientes neste sentido e, por isto, decidimos formar estes profissionais. Nosso projeto está começando, mas vamos estruturá-lo para crescer”, conta.
A aula inaugural (Foto ao lado) foi ministrada por Márcio Moraes, Gerente de planejamento de carreira da QI Profissional. Márcio também ministrou, no dia 7 de março, a palestra voltada ao trade paraibano sobre a qualificação de mão de obra hoteleira, oferecida graças a uma parceria entre o resort, PBTur e JP Convention & Visitors Bureau.
As capacitações do Centro de Treinamento Mussulo Resort serão oferecidas, nesta primeira etapa, para o público interno do resort, mas a intenção é que já no segundo semestre seja possível abrir vagas para a comunidade local através de uma seleção e triagem. Os cursos serão gratuitos e certificados pela FIP – Faculdades Integradas de Patos.
FBHA
abre escritório em
Belo Horizonte (MG)
A capital mineira ganhou um escritório de representação da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e o executivo Marcos Valério Rocha (na foto abaixo ao lado do Presidente Alexandre Sampaio) será o coordenador e terá o objetivo de aprimorar a atuação da entidade em Minas Gerais. Rocha é um profissional com mais de 20 anos de atuação no setor hoteleiro, turístico e de eventos e já exerceu cargos de liderança em e

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA