MercadoÚltimas Notícias

Explorando usos alternativos para hotéis de médio porte

Na indústria hoteleira, a adaptabilidade é uma forma de garantir sucesso no negócio e permitir que o local continue atendendo a demanda dos clientes. Com novas maneiras de hospedagens, os hotéis de médio porte inovam transformando e adaptando suas acomodações em ambientes modernos e convidativos.

Por ser um dos estilos mais comuns e tradicionais de hospedagem, os estabelecimentos de médio porte são diretamente impactados pelas mudanças do ambiente hoteleiro. Para especialistas do Conselho de Investidores da Hospitality Investor, questões como alto custo operacional, mudanças na demanda de consumo e aumento nos custos de capital impactam diretamente o setor intermediário.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O cenário tornou-se ainda mais difícil durante a pandemia de Covid-19. Com a baixa no turismo e o cancelamento de eventos e seminários, as hospedagens se tornaram um dos negócios mais impactados. Segundo dados da Folha de São Paulo, estima-se que cerca de sete mil hotéis e pousadas fecharam durante a crise sanitária no País.

Buscar maneiras alternativas é a saída que especialistas veem para permitir que os estabelecimentos continuem ativos e gerando renda. Segundo profissionais do mercado imobiliário, transformar os imóveis em moradias temporárias, coletivas e abrir para aluguéis online é uma das maneiras de trazer investimento e continuar no mercado.

Explorando usos alternativos para hotéis de médio porte
Apart-hotéis disponibilizam os mesmos serviços de hotéis tradicionais, como o serviço de limpeza. Crédito da foto – iStock
Publicidade
Tramontina

Uma das formas de modernizar o estabelecimento é adaptá-lo ao que os hóspedes buscam naquela localização. Os apart-hotéis, por exemplo, são estabelecimentos voltados à moradia. Semelhante aos apartamentos comuns, esse tipo de hospedagem possui a comodidade em oferecer os mesmos serviços de hotéis tradicionais, como limpeza, TV a cabo, Wi-Fi, portaria 24h00, entre outros.

De modo geral, esse tipo de moradia é bem atrativa para quem busca conforto, privacidade e comodidade. Além disso, os apart-hotéis são atrativos para casais e solteiros que possuem rotinas exaustivas e sem muito tempo para cuidar de afazeres domésticos. Além do mais, são opções de locação em proximidades de centros empresariais, já que servem de acomodação a empresários em viagens mais longas, seminários, entre outros compromissos corporativos.

No Brasil, esse modelo de negócio é atrativo, inclusive para investidores. A startup Housi, por exemplo, faz o que eles chamam de “locação flexível”, a qual permite que quartos de hotéis e pousadas sejam utilizados de moradia temporária e locados, através de aplicativo. O CEO Alexandre Lafer afirma que o fechamento da locação é feito em questões de minutos, onde o hóspede escolhe o local da moradia, o tempo de estadia e a forma de pagamento, através do próprio aplicativo.

Explorando usos alternativos para hotéis de médio porte
Prédio histórico, de estilo Art Nouveau, transforma em no Europa Hotel Design em Rapallo, Itália – Crédito da foto – iStock
Publicidade
Fispal

Reformar imóveis tradicionais preservando suas características originais é um diferencial para o segmento imobiliário. Conhecidas como retrofit, construções históricas recebem revitalização e são contempladas com novas regras na legislação. Como é o caso do tradicional Hotel Gloria, no Rio de Janeiro: com uma estrutura de mais de 100 anos, o empreendimento recebeu investimentos de empresários para se tornar um imóvel que abrigará 266 apartamentos residenciais de 70 m² a 314 m², além de empreendimentos comerciais no térreo. Após a entrega, os apartamentos ficam disponíveis para venda, locação ou mesmo moradia temporária.

Apostar em alternativas modernas e que seguem a tendência da coletividade é uma das formas de permanecer atrativo aos hóspedes. O sistema de coliving é uma das alternativas de transformar o local em um estabelecimento receptivo aos que buscam interações sociais e de trabalho. Com áreas compartilhadas, como local para trabalho, espaço de lazer, relaxamento, café, entre outros, esse tipo de hospedagem funciona tanto para moradias temporárias quanto para hospedagens curtas.

Publicidade
Clima ao Vivo
Explorando usos alternativos para hotéis de médio porte
Espaços comuns servem para a socialização de quem adere ao modo coliving – Crédito da foto – iStock
Publicidade
Desbravador

Buscado principalmente por jovens, o estilo coliving é uma alternativa para os que trabalham em casa, procuram comodidade e socialização. Com apartamentos pequenos, o foco principal nesse tipo de local é a busca por interação e compartilhamento do espaço coletivo. Por isso, empreendimentos que oferecem esse tipo de experiência tendem a buscar serviços e eventos que promovam a interação da comunidade.

Outra alternativa para hotéis de médio porte é a possibilidade de hospedagens nas proximidades de centros universitários. Para isso, é preciso que o local possua estrutura ou passe por reformas de transformação no negócio, como a possibilidade de entradas individuais aos quartos, além de garantir preços mais acessíveis.

Além da adaptabilidade do empreendimento em novas possibilidades de hospedagem e moradia, é preciso que o estabelecimento se mantenha atrativo. Além disso, a facilidade em buscar informações sobre a hospedagem ou locação é fundamental; seja pessoalmente, por aplicativo ou site próprio, a realização de um checkout de pagamento simples e sem muitas etapas permite que a aderência ao serviço seja efetivada com sucesso.

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA