Demanda global de passageiros subiu 16,6% em janeiro
Segundo a IATA, a capacidade total, medida em assentos disponíveis por quilômetro, também aumentou

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os dados sobre a demanda global de passageiros de janeiro de 2024, que indicam um forte início de ano. A demanda total, medida em passageiro pagante por quilômetro (RPKs) aumentou 16,6%; a capacidade total, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKs), aumentou 14,1%; e a taxa de ocupação foi de 79,9% (+1,7 pontos percentuais). Já a demanda internacional cresceu 20,8%; a capacidade subiu 20,9% e a taxa de ocupação permaneceu em 79,7%.
A demanda doméstica aumentou 10,4%; a capacidade subiu 4,6% e a taxa de ocupação foi de 80,2% (+4,2 pontos percentuais). “2024 teve um início forte, apesar das incertezas econômicas e geopolíticas. Enquanto os governos procuram gerar prosperidade em suas economias no ano eleitoral mais movimentado de todos os tempos, é fundamental que eles vejam a aviação como um catalisador do crescimento. O aumento de impostos e a regulamentação onerosa são um contrapeso à prosperidade. Esperamos que os governos adotem políticas que ajudem a aviação a reduzir custos, melhorar a eficiência e atingir o objetivo de zero emissão líquida de CO2 até 2050”, disse Willie Walsh, Diretor geral da IATA.
Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros por região
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 45,4% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com janeiro de 2023, dando continuidade à rápida recuperação da região após a remoção das restrições relacionadas à pandemia. A capacidade aumentou 48,1% e a taxa de ocupação caiu 1,5 pontos percentuais, atingindo 82,6%. A taxa de crescimento excepcionalmente forte se deve em grande parte à China, que estava nas fases iniciais de relaxamento das restrições de viagem devido à COVID-19 em janeiro de 2023. A recuperação nas principais rotas internacionais de/para a Ásia-Pacífico ainda está atrasada, mas rotas como a Ásia-Oriente Médio ultrapassaram os níveis pré-pandemia.
As companhias aéreas da Europa apresentaram crescimento de 10,8% no tráfego de janeiro de 2024 em relação a janeiro de 2023. A capacidade aumentou 10,7% e a taxa de ocupação subiu 0,1 ponto percentual, atingindo 77,3%. As rotas entre a Europa e a América do Norte se recuperaram da pandemia de forma particularmente forte e estão 6,5% acima das taxas registradas em janeiro de 2020.
As companhias aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 16,2% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o ano anterior. A capacidade cresceu 15,7% e a taxa de ocupação subiu 0,4 ponto percentual, atingindo 79,9%.
As companhias aéreas da América do Norte apresentaram crescimento de 12,3% no tráfego de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. A capacidade aumentou 13,7% e a taxa de ocupação caiu 1,0 ponto percentual, atingindo 79,4%.
Já as companhias aéreas da América Latina registraram aumento de 17,9% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 13,2%, elevando a taxa de ocupação em 3,4 pontos percentuais e atingindo 86%, a maior entre as regiões.
As companhias aéreas da África registraram aumento de 18,5% no tráfego de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade cresceu 19,2%, resultando em queda de 0,4 ponto percentual da taxa de ocupação, que atingiu 73,3%, a menor entre as regiões.
Mercados domésticos
O aumento da demanda doméstica continua liderado pela China, que registrou forte demanda no período do Ano Novo Lunar. É provável que esse evento também tenha impulsionado o tráfego em fevereiro. As transportadoras chinesas responderam aumentando a capacidade, implementando principalmente jatos wide-body.