MercadoÚltimas Notícias

Como tornar um espaço atraente nos hotéis aos nômades digitais

Os nômades digitais estão se tornando cada vez mais comuns; saiba como trabalham e como preparar o espaço do hotel para receber essa nova modalidade de turismo e negócios

A pandemia de COVID-19 afetou a vida de milhões de pessoas, e o estilo de vida de todos foi virado de pernas para o ar com as novas regulamentações de distanciamento social. Muitos passaram a trabalhar de casa, no chamado home office; para manter a renda familiar, diversos desses brasileiros adotaram essa medida como “uma etapa necessária”, mas preferem voltar ao modelo tradicional de trabalho.

Publicidade
Fispal

Porém uma parcela da população adquiriu gosto pelo estilo de trabalho remoto, boa parte dessa fatia é formada pela geração Z, aquelas pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que hoje compõem um grupo chamado de “nômades digitais”. Essa forma de nomadismo tem impactado cada vez mais a forma de turismo no Brasil, e empreendimentos preparados para receber esses nômades estão conseguindo mais visibilidade.

Como tornar um espaço atraente nos hotéis aos nômades digitais
No seu estilo de vida, os nômades digitais costumam mudar de endereço com frequência – Foto de Andrew Neel no Pexels
O que é nomadismo digital?

O nômade digital é uma pessoa que tem a possibilidade de trabalhar de forma totalmente online e que não precisa ficar presa, fisicamente, a um escritório, empresa, ou casa. Assim, essa pessoa pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão com a internet. O exemplo mais comum de um nômade digital são os fotógrafos que percorrem o mundo registrando a beleza e a tragédia da vida natural e da sociedade humana; eles apenas precisam de suas câmeras e uma conexão para postar as fotos, depois dos tratamentos adequados.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O que caracteriza o nômade digital é sua mudança constante de lugar, e muitos acabam não possuindo nem um endereço fixo, sendo praticamente cidadãos do mundo. Assim, essas pessoas passam determinada época em um hotel ou pousada; passados uns meses, trocam para outro estado ou outro país. Dessa forma, eles integram o trabalho com viagens, de uma forma que os dois se mesclam de tal maneira que fica praticamente impossível discernir onde começa um e acaba o outro.

Por que a geração Z compõe a maior parte dos nômades digitais?

Muito se deve ao fato de que todos aqueles que pertencem à geração Z nasceram com a internet popularizada, e isso ajuda muito na facilidade de interação com o mundo digital. Também ajuda o fato de que essa geração possui menos apego a bens fixos de alto custo, como casa e carro, já que atualmente é possível viver perfeitamente à base de aluguel e uso de transporte público; esse desapego é uma facilidade e impulsiona essas pessoas a procurar viver experiências, ao invés de construir uma base fixa para depois de muito trabalho aproveitar o que o mundo tem a oferecer nos poucos momentos de férias que possuem, o que é o modo de operação das gerações anteriores.

Como tornar um espaço atraente nos hotéis aos nômades digitais
O Home Office é um grande legado da pandemia da COVID-19 – Crédito da foto para Pexels
Como um hotel pode se preparar para receber nômades digitais?

O principal foco de um hotel ou pousada ao receber um nômade digital é oferecer conforto e comodidade. Redes de internet seguras e velozes são prioridades no momento de decisão para os nômades, portanto deve ser investido muito planejamento para prover esse serviço de forma satisfatória.

Publicidade
Harus

Muitas redes de hotelaria se preparam para esse tipo de cliente ao construir chalés ou apartamentos reservados para consumidores que ficarão hospedados por um longo período; essas unidades possuem cozinha equipada com fogão, geladeira, micro-ondas e todos os utensílios necessários; assim, o hóspede pode preparar as próprias refeições e não depender dos horários do hotel. Da mesma forma, é interessante promover cardápios diferenciados para clientes de longo prazo para não tornar as refeições repetitivas.

Um ponto muito importante é garantir que os funcionários do hotel sejam receptivos com hóspedes de longo prazo – muitas vezes, pode crescer um sentimento de animosidade, caso aconteça um desentendimento entre funcionários e hóspedes. Para evitar isso, é fundamental investir em treinamentos e benefícios para funcionários controlarem qualquer tipo de situação causada, promovendo o mínimo de estresse e conflito possível. Com uma equipe bem treinada e serviço de ponta, é possível que aquele hóspede divulgue para outros, tornando o hotel um ponto de referência para a modalidade. Por fim, promover espaços dedicados para trabalho e reuniões pode ser um atrativo para esse tipo de hóspede. Ambientes com cadeiras confortáveis, projetores e câmeras para reuniões remotas se tornam um diferencial entre os outros hotéis da região.

Publicidade
Tramontina

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA